Organizando uma farmacinha sem remédios

14 outubro 2015


Quem convive com crianças sabe que muitas vezes não são necessários remédios farmacológicos para resolver problemas comuns em bebês/crianças e que, com um pouco de paciência e organização podemos solucionar problemas simples em casa:


Hoje vamos listar 3 recursos que são superimportantes na resolução de problemas simples relacionados aos nossos pequenos! É óbvio que ESSAS DICAS NÃO DISPENSAM VISITAS AO MÉDICO PEDIATRA.



Vamos listar alguns itens que não podem faltar em casa:

Produtos essenciais que toda mãe deveria ter em casa


1 – MAISENA - Tratando brotoejas:


Quem tem filhos pequenos, principalmente bebês até 1 ano, e já enfrentou o calor úmido do sul do país ou o ar seco do verão ou do inverno no sudeste, já teve a (infeliz) experiência de ver seus babys cobertos de pequenas bolinhas avermelhadas na pele, principalmente na região da fralda, axilas, pescoço e costas - as benditas brotoejas!

Elas ocorrem porque a pele dos bebês começa a suar, mas as glândulas sudoríparas responsáveis pela liberação do suor não conseguem expelir tudo que produzem e acabam “entupindo” e causando um processo inflamatório que aparece na forma das bolinhas. Mas o que podemos fazer? Nos casos mais iniciais, em que não é necessário medicação tópica ou oral, manter a pele dos bebês seca é a melhor solução! Ao contrário do que parece, usar talco é uma má opção pois seu pó é tão fininho que entope mais glândulas e piora o quadro. Mas então o que usar?



Voltemos às receitinhas das vovós! Usar maisena nas áreas das brotoejas ao longo do dia como se fosse um talco e na hora do banho usar ela diluída na água do último enxague do corpo da criança ajuda muito a melhorar o desconforto e as bolinhas – uma receitinha simples é diluir para cada copo de água morninha (NUNCA QUENTE) 3 colheres de sopa de maisena e usar no enxague do corpo do bebê antes de sair do banho, não enxaguar e deixar secar (preferencialmente) de forma natural.

2- ÓLEO MINERAL - Crosta láctea:

Crosta láctea é uma dermatite seborreica (tradução: processo inflamatório auto imune que causa irritação e escamação do couro cabeludo) que acomete principalmente bebês recém nascidos e crianças (geralmente até 1 ano) que pode aparecer no couro cabeludo, pescoço, atrás das orelhas e próximo ao nariz. Não deve nunca ser retirada “a seco” coçando com as unhas ou passando um pente de forma incisiva. Normalmente não requer tratamento medicamentoso.

Para retirar a escamação, pouco mais de 30 min antes do banho do bebê, devemos massagear o couro cabeludo com óleo mineral ou azeite de oliva (isso mesmo!), isso irá amolecer as crostas e depois, durante a lavagem com sabão, retirará por completo as casquinhas e a gordura restante do procedimento. O baby ficará com a pele extra macia com este cuidado!

3 – SOLUÇÃO FISIOLÓGICA – tosse, coriza, machucados, dentinhos novos...

Esta é a verdadeira coringa da farmacinha familiar! Acostumem-se a ter sempre um frasquinho ou flaconetes dela em casa! Para vocês terem uma noção, a minha filha ficou doente em diversas ocasiões com enjoos, resfriados, gripe, etc... e apenas depois de 2 anos e 3 meses, ela usou antibióticos pela primeira vez, até lá nós nos refugiávamos no aleitamento materno e para dar mais conforto físico e facilitar a higienização das narinas usávamos solução fisiológica. Em outros momentos, utilizamos para nebulizar e amolecer a secreção das narinas ou do pulmão, e, por último e não menos importante uma forma simples e super funcional:

Uma forma não convencional de utilizar a solução fisiólogica é na higienização dos dentinhos dos bebês pequenos, para isso, basta umedecer uma gaze fininha na solução gelada e massagear as gengivas e os dentinhos, diminuindo o processo de nevralgia – processo pelo qual as crianças tem muita coceira nas gengivas.

Bom meninas, por hoje era isso! Se quiserem mais dicas, tirar dúvidas, fazer sugestões entrem em contato ou postem ai em baixo nos comentários do blog!

Abraços:
Carol

-----------------------------------------------------------------------------------------

Sobre Carolina Bastos:  é proprietária da empresa ”Carol Organiza Consultoria Materno-infantil” e escreve as quartas para nosso blog.
Telefones (51) 82203910.




Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

0 comentários :

Postar um comentário

Comente, tire suas dúvidas, mande sugestões!




Receba as atualizações do blog direto em seu email! Cadastre-se gratuitamente:

Siga @aubedouce no Instagram

Topo