As 5 “habilidades produtivas” do GTD

13 outubro 2015

Por Edeltraut Lüdtke


Hoje iremos começar a viagem pela metodologia GTD, e refletir sobre o que nomeei carinhosamente de suas 5 “habilidades produtivas”, ou seja, as premissas que norteiam a sua implementação na vida ou no trabalho. 

São hábitos iniciais que precisamos desenvolver para conseguir entender e pensar de acordo com o GTD, inserir eles no dia a dia da vida, pois todo o resto se constrói com este apoio.


1. Tenha a mente clara como água

Perceba como a água num lago parado reage ao jogar dentro dela uma pedra: ela se movimenta e logo volta ao estado natural. Elaborei um breve vídeo que ilustra bem este conceito, assista clicando aqui

Recebemos diversas “pedras” no dia a dia, ou “bolas” que vão sendo jogadas para nós. Temos de definir o que fazer com elas, se vale a pena abraçar “a bola” ou passar a diante. Somente com a mente clara como água que conseguiremos manter o foco em meio ao caos, e não deixar que qualquer copo d’água vire uma tempestade em nossa vida.

Com equilíbrio, tranquilidade, em paz com a vida, é mais fácil acionar nosso “estado produtivo” e fazer acontecer o que queremos.

2.Transforme a tralha em algum significado

Tralha é de certa forma a tal informação, que citei lá no primeiropost , mas é muito mais do que isso. David Allen cita a “tralha” como todas as coisas que entram em nossa vida e ainda não decidimos o que fazer com ela, nem resultados, nem destinos, nem próximas ações. Precisamos constantemente realizar esta transformação, e trazer significado para tudo o que entra em nossa vida, sejam coisas materiais, informações, pensamentos, ideias, etc.

3. Administre suas ações

A grande verdade é que não administramos o tempo, nem a sobrecarga de informações, nem muito menos as nossas prioridades. Isto são coisas que todos temos: tempo (1 dia com 24h), prioridades (família, trabalho, estudo, etc) e informações (vindas de diversas fontes). O segredo é aprender a gerenciar o que fazemos nesse nosso tempo, com relação as nossas prioridades e com as informações, ou seja, nossas AÇÕES.

4. Definir os resultados esperados 

Muitas vezes fazemos as coisas e não nos perguntamos nem refletimos sobre o porquê as coisas caminham daquela forma, porque fazemos isto ou aquilo. A arte de fazer acontecer tem grande foco nos resultados, se fazemos algo, o que esperamos com aquilo? Mensurar isto às vezes parece complicado a primeira vista, mas é a chave para trazer mais valor às nossas atitudes e sentido ao que fazemos em nossa vida.

5. Tire tudo da mente para um sistema confiável.

Precisamos criar uma estrutura eficaz de informações fora de nossa mente, pois a última coisa que podemos fazer é confiar na memória, isto é uma cilada! Cada informação precisa ter o seu lugar, fora de nossa mente, seja em meio físico ou digital. O GTD propõe este modelo de sistema, que cada pessoa adapta segundo suas necessidades, e conforme melhor funciona para si.


E aí, pessoal, o que estão achando da nossa viagem pela metodologia GTD? Comentem suas dúvidas ou o que gostariam que abordasse nesta coluna, pois temos muito conteúdo pela frente para ser explorado! 


Até o próximo post!

Edel





Sobre Edeltraut Lüdtke: Musicista, Organizadora Profissional e Blogueira. Apaixonada por música, organização, design de interiores, gtd e internet, não exatamente nesta ordem. Autora do blog Transformando Espaços e colaboradora do blog Paixão por Organização. Blog: Transformando Espaços / Instagram @transformandoespacos



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