Por Kalinka Carvalho
E ai você fez o curso de personal organizer e está cheias de ideias mas não sabe por onde
começar? Confira aqui o modelo de negócios Canva.
Um dos primeiro passos que já ensinei para vocês é a construção da marca e fazer o círculo de ouro, para
descobrir em que área quer atuar. Após esses primeiros passos temos que fazer o
planejamento do nosso negócio, para essa etapa eu recomendo o modelo de plano
de negócios simplificado que chamamos de “business
model canvas”.
Essa é uma ferramenta usada para planejamento
estratégico e pode te ajudar a guiar seus passos, como em que investir, como
divulgar, o que providenciar, quais passos tomar, etc.
Ele é composto por 9 blocos e te ajudará e verificar
como operar e gerar valor no mercado, definindo seus processos e permitindo uma
análise mais detalhada do seu modelo de negócio.
Fonte: Kalinka Carvalho
1) BLOCO AZUL: COMO?
a) Parceiros: quem ajuda você no seu negócio, quem são
seus fornecedores, sócios, parceiros, pessoas que podem te ajudar a oferecer
aquilo que você não consegue.
b) Atividades: quais as atividades que exerce, no caso
da personal organizer podemos citar
as atividades que se identificou no círculo de ouro, exemplo: organização
residencial, escritórios, digital, etc.
c) Recursos: o que você precisa para exercer o seu
trabalho, material, equipamentos, pessoas, etc.
2) BLOCO VERMELHO: O
QUE?
a) Valor: o que você irá oferecer ao seu cliente, qual
o seu diferencial.
3) BLOCO VERDE: PARA
QUEM?
a) Relacionamento: como você se relaciona com o seu
cliente, atendimento formal ou informal, atendimento pessoal, telefônico, ou
internet.
b) Canais: como o cliente fica sabendo dos seus
serviços, indicação, redes sociais, revistas, boca a boca, etc.
c) Clientes: quem são as pessoas que irá atender?
Idade, sexo, comportamento, etc.
a) Custos ou investimentos: com o que você gasta,
quais são seus custos ou investimentos.
b) Receitas: como você recebe, serviço, produto,
consultoria, curso, etc.
DICAS:
1. Não existe uma ordem para preencher os quadros
comece por onde quiser, e vá preenchendo todos os quadros. A sugestão é que se
inicie pelo valor e cliente.
2. Não escreva diretamente no quadro, use post it e
depois vá alterando conforme for validando e verificando se a ideia é viável ou
nāo.
3. Teste várias ideias e hipóteses e vá analisando a
que melhor combina com você.
4. Nāo existe certo ou errado, pense no modelo como um
rascunho do seu negócio.
5. Lembre-se: Antes feito que perfeito.
Espero que tenham gostado do post, e se quiser
conhecer minha trajetória têm post aqui no blog contando.
Sobre Kalinka Carvalho é consultora em organização, formada em Publicidade e Propaganda com MBA na área de Marketing. Trabalhou durante onze anos na área de eventos. É Conhecida por ser extremamente organizada, escreve para os blogs: Papo Universitário e Dicas Profissionais, Blog da Māe Coruja, Kalinka Carvalho.
Acho o seu trabalho com muita excelência, tenho aprendido muito. Parabéns !
ResponderExcluirOi Sandy, que ótimo saber que tem gostado :) obrigada pelo carinho
Excluir