9 partes de um modelo de negócios canvas

15 outubro 2015

Por Kalinka Carvalho

E ai você fez o curso de personal organizer e está cheias de ideias mas não sabe por onde começar? Confira aqui o modelo de negócios Canva.


Um dos primeiro passos que já ensinei para vocês é a construção da marca e fazer o círculo de ouro, para descobrir em que área quer atuar. Após esses primeiros passos temos que fazer o planejamento do nosso negócio, para essa etapa eu recomendo o modelo de plano de negócios simplificado que chamamos de “business model canvas”. 

Essa é uma ferramenta usada para planejamento estratégico e pode te ajudar a guiar seus passos, como em que investir, como divulgar, o que providenciar, quais passos tomar, etc.

Ele é composto por 9 blocos e te ajudará e verificar como operar e gerar valor no mercado, definindo seus processos e permitindo uma análise mais detalhada do seu modelo de negócio.
Fonte: Kalinka Carvalho

1) BLOCO AZUL: COMO?
a) Parceiros: quem ajuda você no seu negócio, quem são seus fornecedores, sócios, parceiros, pessoas que podem te ajudar a oferecer aquilo que você não consegue.
b) Atividades: quais as atividades que exerce, no caso da personal organizer podemos citar as atividades que se identificou no círculo de ouro, exemplo: organização residencial, escritórios, digital, etc.
c) Recursos: o que você precisa para exercer o seu trabalho, material, equipamentos, pessoas, etc.

2) BLOCO VERMELHO: O QUE?
a) Valor: o que você irá oferecer ao seu cliente, qual o seu diferencial.

3) BLOCO VERDE: PARA QUEM?
a) Relacionamento: como você se relaciona com o seu cliente, atendimento formal ou informal, atendimento pessoal, telefônico, ou internet.
b) Canais: como o cliente fica sabendo dos seus serviços, indicação, redes sociais, revistas, boca a boca, etc.
c) Clientes: quem são as pessoas que irá atender? Idade, sexo, comportamento, etc.

4) BLOCO LARANJA: QUANTO?
a) Custos ou investimentos: com o que você gasta, quais são seus custos ou investimentos.
b) Receitas: como você recebe, serviço, produto, consultoria, curso, etc.

DICAS:
1. Não existe uma ordem para preencher os quadros comece por onde quiser, e vá preenchendo todos os quadros. A sugestão é que se inicie pelo valor e cliente.
2. Não escreva diretamente no quadro, use post it e depois vá alterando conforme for validando e verificando se a ideia é viável ou nāo.
3. Teste várias ideias e hipóteses e vá analisando a que melhor combina com você.
4. Nāo existe certo ou errado, pense no modelo como um rascunho do seu negócio.
5. Lembre-se: Antes feito que perfeito.

Espero que tenham gostado do post, e se quiser conhecer minha trajetória têm post aqui no blog contando. 

Beijokas da Ká




Sobre Kalinka Carvalho é consultora em organização, formada em Publicidade e Propaganda com MBA na área de Marketing. Trabalhou durante onze anos na área de eventos. É Conhecida por ser extremamente organizada, escreve para os blogs: Papo Universitário e Dicas ProfissionaisBlog da Māe CorujaKalinka Carvalho.


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2 comentários :

  1. Acho o seu trabalho com muita excelência, tenho aprendido muito. Parabéns !

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    1. Oi Sandy, que ótimo saber que tem gostado :) obrigada pelo carinho

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