É só através do planejamento que visualizamos nossas tarefas e podemos saber quais são viáveis ou não.
Há diferentes formas de fazer um planejamento, porém mais importante que planejar é executar.
Imagem by jogodedamas.me |
Então, o primeiro passo é
:
- Identifique a melhor forma de planejar de acordo com o seu perfil, isso vem através da experiência.Portanto comece, e ficará mais fácil.
- Uma sugestão inicial: Anote, onde for, do jeito que for, mas tire da cabeça.
Feito isso, sim vem os
critérios:
- Agora que já sabemos o que é Importante, Urgente e Circunstancial é o momento de organizar a sua semana. Sim, um planejamento eficiente deve ser feito com pelo menos 2 dias de antecedência ;)
- Foque as tarefas mais custosas no horário de maior produtividade pessoal. Sim você leu bem, faça o mais chato e importante primeiro pois isso dará motivação para as demais tarefas, e aquelas mais agradáveis serão então uma recompensa pessoal ;)
- Estime o tempo necessário sempre para mais, acredita que levaria 1h reserve 1h30, pois se acabar antes tem 30 min de folga e se houver atraso, o desgaste será beeem menor. Inclua nesse cálculo, trânsito, alimentação, preparação, etc e tal
- Otimize a realização das tarefas. Exemplo: saiu para fazer compras, aproveite que está na rua e vá ao banco.
- Reserve 1 dia por semana para serviços externos como os citados acima e 1 dia por semana para você e nesse momento foque apenas em si, faça o que lhe dê prazer renove as baterias.
- E por último, na hora de dividir o seu tempo entre os diferentes papéis na sua vida, lembre-se de assumir essa escolha e os motivos dela, sem preocupação com opiniões contrárias; afinal o tempo é para ser usado para o nosso bem estar e não para evitar desgastes em prol da defesa dos nossos desejos e sonhos. Se não lutar pelos seus interesses, quem vai?
Até a próxima!!
Leia outros posts de Joana D'arc:
Sobre Joana D’arc Souza:
Coach de Performance Comportamental & Personal Organizer, presta consultoria
em Organização de Tempo individual via Skype e presencial na cidade do Rio de
Janeiro. Ministra palestras e Workshops nessa tema. Autora do blog Organize Seu
Tempo e da page Organize-se. Escreve para o Paixão Por Organização e o blog da
Kalinka Carvalho.