Você sabia que é muito importante manter seus documentos organizados?
Mas para que ou porque devemos mantê-los organizados?
Para evitar surpresas futuramente, como por exemplo, ser cobrado por algo que você não deve e ter que pagar por isso, porque perdeu ou simplesmente não tem noção de onde pode estar o comprovante de pagamento.
Mas então vamos lá!!
Você deve estar se perguntando: Por onde começo a organizar meus documentos ou papéis?
1- Faça um "tour" pela sua casa e vá juntando em um único lugar todos os seus documentos e papéis.
2- Separe uma caixa ou mais caixas para ajudar na organização. Pode ser que você não consiga organizar tudo em um só dia, tendo uma caixa ou até mesmo saquinhos, você poderá guardar os papéis que ainda não foram classificados e organizados para continuar depois.
3- Nessa etapa da organização você poderá precisar de alguns materiais tais como: pastas, etiquetas,canetas, grampeador..separe tudo o que você acredita que irá utilizar na organização.
4- Classifique seus documentos e papéis. Exemplos: Notas fiscais, Comprovantes de Pagamento, Contas a pagar, Contas pagas, Documentos pessoais, Documentos do carro, Documentos da casa, Faculdade, Trabalho, Lembranças, etc.
COMO ORGANIZAR AS CONTAS A PAGAR?
Guarde as contas a pagar em uma pasta de preferência sanfonada. Separe as divisões em números de 1 a 31 e coloque na data correspondente a conta que deverá ser paga neste dia.
Imagem centerpel |
E AS CONTAS PAGAS?
Utilize uma pasta com plásticos para guardar as contas pagas. Coloque uma etiqueta na frente do plástico especificando o tipo de conta que deve ser guardada naquele espaço.
Imagem Carol Papelaria |
Classifique as contas em cada plástico por ordem alfabética, isso facilitará sua vida na hora de procurar um comprovante.
Guarde as mais recentes em cima e as mais antigas embaixo.
Todo começo de ano, separe as contas pagas durante o ano anterior e coloque em um arquivo morto (uma caixa ou pasta reservada para este fim).
Imagem Leonora Shop |
Para contas pagas variadas e que não se repetem mensalmente crie uma etiqueta com o nome Despesas: nesse espaço você guardará comprovantes de gastos com materiais escolares, consertos, viagens, roupas. Essa atitude serve para depois você refletir sobre seus gastos ao fazer um planejamento financeiro.
No próximo post você aprenderá a organizar outros documentos e papéis tais como: garantias, manuais, atividades escolares...
*Referência: Livro- Manual Prático da Organização para o lar- Natalia Zanardi Ortiz:Casa em Ordem
Sobre Gisele Garcia: Professora, Apaixonada por Organização, Aspirante a Personal Organizer e Blogueira. Adora música, leitura e Internet! Autora do Blog Paixão por Organização, Sócia do Blog Aubedouce.
Fanpage: Blog Paixão por Organização / Instagram: @blogpaixaopororganizacao
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