Esse é mais
um post de uma série que estou fazendo sobre as etapas da organização, que são:
• Planejamento e cronograma
• Descarte
• Categorização
• Limpeza
• Identificação
• Manutenção e revisão
Veja os
outros posts:
Categorias
são grupos de coisas relacionadas, ou seja, que possuem pontos em comum. Muitas vezes
não temos noção de que uma categoria irá surgir, ela aparece quando temos vários objetos que possuem algo em comum. Exemplo: encontro um lápis, depois
uma borracha, papéis, ou seja, o que tudo isso tem em comum? São objetos de
papelaria. Por que não criar uma categoria chamada Papelaria?
Em cada casa
as categorias podem mudar. Posso ter a categoria livros, eletrônicos, enfeites
de viagem,enfim, são muitas as opções...
Podemos encontrar categorias conhecidas como: documentos, roupas, sapatos, objetos de cozinha, despensa, livros, etc.
E como criar as categorias? Comece com algo pequeno, uma gaveta, por exemplo, veja tudo que
tem dentro dela e tente separar os objetos encontrados dando uma classificação para eles:
- - Celular e carregador (Eletrônicos)
- - RG e conta de Luz (Documentos)
- - Caneta e Bloco de Anotações (Papelaria)
- - Batom e escova (Beleza)
Viu? Essas
coisas podem ser encontradas em uma única gaveta. Separando-as, você
percebe que pode colocar divisórias na gaveta, organizando-as, ficando
assim mais fácil e rápido para encontrá-las.
E ai gostou?
Escreva nos comentários que categorias tem na sua casa!
Sobre Kalinka Carvalho: é consultora em organização, formada em Publicidade e Propaganda com MBA na área de Marketing. Trabalhou durante onze anos na área de eventos. É Conhecida por ser extremamente organizada, escreve para os blogs: Papo Universitário e Dicas Profissionais, Blog da Māe Coruja, Kalinka Carvalho.