Por Aninha de Oliveira
Você é daquelas que ficam perdidas em casa, rodando feito barata tonta? Nunca sabe por onde começar as tarefas, o que deve priorizar, qual frequência de execução de cada tarefa?
No sistema FlyLady, conforme caminhamos pelos “passinhos de bebê” (os babysteps) vamos adquirindo pequenos hábitos para formar rotinas diárias, semanais, mensais...
Você vai descobrir que mesmo com pouco tempo é possível criar uma rotina básica, adaptada às suas necessidades, dedicando poucos minutos diários para cada tarefa.
Se você ainda não sabe o que é o FlyLady, leia aqui , onde eu faço uma introdução sobre o método e toda sua abrangência.
Quando iniciamos no método somos chamadas de FlyBaby, porque ainda engatinhamos, assim como uma criança antes de andar aprende a engatinhar, depois se apoiando aprende a se firmar em pé e arrisca os primeiros passos, nós também vamos aos poucos aprendendo cada passinho do sistema e alçando vôos cada vez maiores rumo a liberdade de uma casa organizada e sob nosso controle.
E se eu me perder pelo caminho e minha casa virar uma bagunça novamente? Bom, que criança nunca caiu quando estava aprendendo andar? E mesmo após anos de experiência muitas continuam caindo na correria de uma brincadeira ou na distração de não observar um obstáculo no caminho. Nós também podemos nos desviar e quando isso acontecer, sempre haverá chances de recomeçar, basta calçar seus sapatos e subir na carruagem da Cinderela do Fly.
Conheça quais são os 31 babysteps do Sistema FlyLady (1 a 15)
Abaixo postarei os 15 primeiros babysteps com breves comentários, no artigo seguinte postarei os outros 16 e futuramente detalharei aleatoriamente os mais importantes ou mais complexos com dicas importantes de como executá-los.
01 Brilhe a pia
Sim, uma tarefa “chata”, a mais temida de todas. A pia é o coração da cozinha, com ela limpa e brilhando será muito mais motivador deixar o restante limpo também. Louça da semana acumulada, nunca mais!
02 Vista-se completamente
Chega daquela história de andar descalça, com pijama ou roupa velha e furada só porque 'está em casa'. Arrume-se assim que acordar, vista-se completamente (sim, com sapatos, inclusive), de modo que se chegar uma visita surpresa na sua casa você possa atender de imediato.
03 Repita tudo e leia os lembretes
Repetir e repetir é o segredo para se criar hábitos.
04 Escreva o que estamos fazendo
Anote e coloque em local visível, enquanto os hábitos estão sendo estabelecidos é fácil se distrair e se desviar.
05 Afaste as vozes ruins
Essas vozes podem vir de fora ou de dentro da sua cabeça, para cada frase de acusação ou desânimo escreva um incentivo, uma motivação.
06 Se livre dos hotspots por 2 minutos
Vamos aprender a fazer as coisas rapidamente? Use um timer, quando o tempo acabar PARE e APRECIE seus resultados.
07 Separe as roupas do dia seguinte
Você vai se surpreender como sua manhã pode se desenvolver mais rápida e calmamente “só” por ter se antecipado na noite anterior.
08 Coloque papel no seu Control Journal (RM e RN)
Essa será sua 'central de controle diário', onde estará tudo que você tem anotado, suas rotinas, seus planejamentos, suas listas....
09 Declutter
Destralhe, já falei aqui antes. Não dá pra organizar tralha, quanto menos 'tralha' você tiver, mais rápido e fácil será a limpeza e organização da sua casa.
10 Você pode fazer qualquer coisa em 15 minutos
Novamente vamos treinar o uso do timer. Se uma tarefa for muuuuito grande que não dê pra fazer em 15 minutos, faça apenas 15 minutos e volte em outra oportunidade, outro dia. Lembre-se: “Feito é melhor que perfeito”.
11 Adicione uma página de inspiração ao seu CJ
Frases de motivação vão bem aqui, melhor ainda são fotografias ou imagens que te lembre o porquê você encarou esse desafio: pela família? Por você? Pela sua saúde?
12 Apague as mensagens antigas
Nós temos a tendência de sermos acumuladores de informação, mas as informações sobre o método são fáceis de achar, não acumule tralha virtual, estenda isso para seus outros arquivos digitais como celular e e-mails.
13 Faça a missão do dia
No meu primeiro artigo aqui já falei sobre essa missão. Nesse método dividimos a casa em zonas, cada semana (de 2ª a 6ª) fazemos missões diárias de limpeza na zona da semana. Elas são enviadas por e-mail para os inscritos no site oficial flylady.net.
14 Organize sua agenda
Anote tudo, consultas, aniversários, vencimentos de seguro, contas à pagar e CONSULTE diariamente, várias vezes ao dia.
15 Arrume a cama
Assim como a pia é o coração da cozinha a cama é o coração do quarto. Arrume a cama e observe como o aspecto do quarto muda magnificamente.
Com as informações acima já é possível alçar grandes vôos e alcançar mudanças maravilhosas na nossa rotina doméstica e familiar.
Se você já pratica o método deixe no comentário como é sua experiência, em quais babysteps você tem mais dificuldade e gostaria de explicações mais detalhadas!
Sobre Aninha de Oliveira: é Designer, autora do blog CasaFly e do instagram flylady_aninhadoliveira, acredita na “corrente do bem” e no lema “passe adiante”, por isso adora aprender coisas novas e compartilhar com outras pessoas.