Na hora de construir ou reformar uma das tarefas mais difíceis é escolher as cores que darão harmonia na decor da sua casa. Pode ter certeza, essa é a dificuldade da maioria das pessoas e, por isso, prepararei este post com dicas importantes de serem levadas em consideração na hora de escolher as cores da sua decoração.
Qualquer espaço pode ser renovado com cores, porém é preciso ter bom senso para não deixar o ambiente cansativo e cheio de informação.
♥ Esquema de cores
O grande segredo para alcançar um resultado harmonioso na hora de decorar é pensar no esquema de cores. Desde as paredes, piso, passando pelos móveis, objetos, quadros e tecidos. Um dos erros mais comuns na hora de escolher as cores dos objetos é não pensar no resultado final. A princípio pode parecer apenas uma questão de gosto, mas por trás desse estudo tem muito conhecimento e experiência. As regras para uso de cores são amplas. A primeira coisa é saber classificar os tons em grupos: frias, quentes, neutras e especiais {como o dourado e o prata}. No siteToda Materia você pode saber mais sobre a característica das cores.
Outra dica legal é conhecer o que cada cor transmite porque cada ambiente tem a sua função definida e, portanto, ela tem o poder de dar um toque de personalidade no ambiente e a passar a “energia certa”.
De acordo com o Feng Shui o efeito das cores é simbólico, terapêutico e repleto de energias e sensações. Por isso, vale a pena pesquisar antes de incluir uma cor no ambiente e também contatar um profissional para avaliar o que ficará bom ou não no projeto.
Além disso, a Pantone disponibiliza algumas paletas de cores que poderão ajudar na hora de escolher o seu esquema de cores.
♥ Por onde começar?
Depois de um pouco de conhecimento teórico de cores é hora de botar a mão na massa. E por onde começar? Simples, das paredes aos objetos. As paredes e pisos são a base de tudo, os materiais são muito importantes porque, como as cores, também podem transmitir diferentes sensações. Dependendo do tipo de piso, madeira ou mármore, a escolha das cores é essencial para dar equilíbrio e, assim, alcançar o resultado desejado para determinado ambiente.
Se você tem medo de errar basta usar as cores neutras que são as mais indicadas para a base da decoração. Mas como para toda regra tem uma exceção, dependendo do ambiente, escolher uma ou duas paredes para ousar com uma cor forte pode trazer aquele toque a mais de personalidade que você espera. Porém, pode-se deixar para colocar cor nos objetos, ou seja, se nas paredes usamos os tons mais neutros nos objetos a regra é o contrário: usar cores! E claro, sempre levando em conta a harmonia do todo, de forma que o resultado não fique cansativo e exagerado.
Uma dica bacana é pedir algumas amostras para o encarregado da obra, assim você consegue visualizar com mais exatidão a cor que vai ficar e se você realmente irá gostar dela.
O uso de cores em um ambiente tende a deixar o espaço moderno e mais agradável. Alguns tons passam uma sensação de bem-estar e paz, como é o caso do azul.
Na hora de decorar procure não escolher materiais e cores nos mesmo tons, trabalhar com contrastes ajuda na hora de destacar alguns objetos e não deixar o resultado sem graça. Mas tudo com equilíbrio, sem exagerar, sempre!
E se você ainda tiver dúvidas, acesse o site das marcas de tintas para checar o resultado por meio dos simuladores que eles disponibilizam. E a dica final é sempre fazer um teste de cor em uma das paredes antes de começar a pintura, algumas tintas podem mudar de cor depois de secas.
Gostaram das dicas? Conte para a gente nos comentários!
Um beijo e até o próximo post!
Má Alonso
Sobre Ma Alonso: Publicitária, Personal Organizer e Blogueira de Coração. Adora fotografia, filosofia e é apaixonada por Design de Interiores! Autora do Blog Aubedouce, Sócia do Blog Paixão por Organização e Colaboradora do blog A MelhorEscolha. Autora do Blog: Aubedouce