Organização: Por onde começar?

15 fevereiro 2016






Para mim organização é um tema fascinante, mais do que isso sou apaixonada por ela. 

E para quem acha o assunto chato? 
E para que realmente não gosta de se organizar? 

Sempre digo e repito que organização é um processo, ou seja, é gradual, você não se torna uma pessoa organizada de uma hora para outra. 

O primordial é que a pessoa entenda que precisa se organizar, pois assim ela só tem a ganhar, já escrevi aqui no blog sobre os 6 benefícios da organização. Se a pessoa não gosta, tem dificuldade, ou nem sabe por onde começar, ela pode contratar um profissional. Hoje já existe no mercado, os organizadores profissionais, mais conhecidos como Personal Organizers. Eles ajudam nas mais variadas coisas: organização residencial, escritórios, pós-luto, para a chegada do bebê, mudanças, digital, eventos, pequenas recepções, etc.

Mas se você quer se organizar e acredita que consegue sozinho, vou dar algumas dicas ok?

1º) Planejamento e cronograma: defina tudo que precisa ser feito, quando e quanto tempo acredita que levará para realizar a tarefa.

Exemplo: hoje, quarta-feira vou arrumar a despensa, tenho 1 hora. Amanhã irei arrumar os cartões de crédito, pois tenho apenas 30 minutos e assim por diante.

2º) Descarte: livre-se de tudo que esteja quebrado, rasgado, que não serve mais ou que não combina mais com você. Doe aquilo que estiver em bom estado, existem muitas pessoas precisando.
  
3º) Categorização: separe e agrupe todos os semelhantes. E também defina pelo volume de objetos qual lugar é melhor para guardá-lo.

4º) Limpeza: para que o trabalho seja valorizado a limpeza contribui muito, então faça uma limpeza antes de colocar as coisas organizadas no local. Com a organização, a limpeza ficará muito mais fácil e levará menos tempo.

5º) Identifique: para que o processo se mantenha,  abuse das etiquetas para lembrar onde é o local definido, para identificar o que tem naquele lugar, etc.
6º) Manutenção e Revisão: as vezes necessárias, outras não, se viu que não deu certo aquele local para o objeto, troque, tente um novo. Não existe regras na organização, existe o que funciona para você.

Espero que tenham gostado das dicas e me conte nos comentários, qual sua maior dificuldade em se organizar? 


Sobre Kalinka Carvalho é consultora em organização, formada em Publicidade e Propaganda com MBA na área de Marketing. Trabalhou durante onze anos na área de eventos. É Conhecida por ser extremamente organizada, escreve para os blogs: Papo Universitário e Dicas Profissionais, Blog da Māe Coruja, Kalinka Carvalho.

Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

0 comentários :

Postar um comentário

Comente, tire suas dúvidas, mande sugestões!




Receba as atualizações do blog direto em seu email! Cadastre-se gratuitamente:

Siga @aubedouce no Instagram

Topo