Afinal, o que é produtividade?
Se pesquisarmos o significado desta palavra encontraremos algo parecido como “característica do que é produtivo”, enfim, algo que se produz. Quando olhamos para ela, a primeira vista, não nos parece que produtivo é aquele que está sempre ocupado, fazendo mil coisas, produzindo muitos resultados, alcançando suas metas, profissionais e pessoais?
A especialista em organização pessoal Thais Godinho, grande entusiasta do método GTD, esclarece muito bem quando afirma que “Ser produtivo é aproveitar o tempo da melhor maneira possível. É executar com significado.” Noutro momento : simplifica ainda mais “Ser produtivo/a é fazer as coisas com significado”.
Assim podemos considerar dois importantes aspectos rumo a uma vida mais produtiva, menos estressante e mais feliz:
Defina um significado para o seu trabalho e a sua vida.
O que você espera para 2016?
O que está fazendo hoje rumo à concretização dos seus sonhos?
Quais são os seus objetivos?
Para ser produtivo(a) é preciso esclarecer tudo isso, definir seu trabalho e sua vida, o que você é e o que faz.
Revise isso constantemente não somente lá na correria de dezembro, na pressão geral que se dá a definição de metas e promessas para o ano novo.
Quem aplica o método GTD, acaba fazendo isso naturalmente, não perde de vista seus objetivos, pois tem tudo a ver uma coisa com a outra.
Senão o ano passará, e será frustrante reconhecer no final que não realizou nenhuma ação em direção a seu objetivo número 3 porque ouviu demais as vozinhas negativas internas que te disseram “ah, não vai dar certo mesmo”.
O que fazemos no dia a dia (em casa, no trabalho, na empresa) está relacionado às nossas prioridades na vida? Ser coerente com isso é fazer as coisas com significado.
Tire proveito da sua concentração em cada momento.
Habitue-se a realmente “produzir”, realizar as tarefas mais difíceis e que requerem uma atenção especial nos momentos em que estiver mais concentrado e com energia para isso. As pessoas são matutinas, vespertinas ou noturnas, você reconhece quando é seu período mais produtivo do dia?
Descubra-se.
Quando vierem os dias em que você está indisposto, se sentindo a pior das criaturas, execute as tarefas mais operacionais, não as estratégicas. O tempo ruim passará logo e os ânimos melhorarão. Dê um tempo para você, cuide de outros projetos, do jardim, da casa, do próprio visual. Porque a vida é mais que trabalho, não se esqueça disso!
As pessoas não vivem só para trabalhar, como não vivem só pra ficar diante do computador ou grudados no celular navegando “para onde a vida me levar” nas redes sociais. Ao menos não deveria ser assim, ambas realidades se fossem reais seriam profundamente frustrantes. Claro que isto não acontece, concordam?!
Ser produtivo é fazer mais com menos estresse, é fazer mais com qualidade, é fazer melhor, porque é um fazer engajado. É se concentrar no que está fazendo, e fazer bem feito. É estar presente ali vivendo o momento, seja uma atividade de trabalho, jogar bola com as crianças, ou um programa especial com o amor da sua vida, por exemplo. “Tudo neste mundo tem o seu tempo, cada coisa tem a sua ocasião”, já afirmou o sábio em Eclesiastes 3.1. Aproveite bem o seu tempo, carpe diem!
Viva feliz!
Como já afirmei por aqui, “Produtividade, não é estar sempre em modo "ação" ou "engajar", fazendo acontecer o tempo inteiro. Produtividade tem muito mais a ver com fazer o que tem de ser feito, na hora adequada e escolhida para isso”. Tem tudo a ver com suas escolhas e prioridades.
Isto resume tudo. Tenha este conceito bem diante de você. Escolha suas “batalhas” com sabedoria. Trabalhe, descanse, seja produtivo sem estresse, e seja feliz!
Sobre Edeltraut Lüdtke: Palestrante, Consultora e Blogueira de Organização. Apaixonada por música, organização, design de interiores, gtd e internet, não exatamente nesta ordem. Autora do blog Transformando Espaços e colaboradora do blog Paixão por Organização. Blog: Transformando Espaços / Instagram @transformandoespacos