COMO SE ORGANIZAR EM 3 PASSOS PARA TER UMA AMAMENTAÇÃO DE SUCESSO !!

09 março 2016

Por Carolina Bastos


Meninas, vou voltar ao tema da amamentação, já havíamos falado nele num post anterior (veja aqui).



Tenho atendido muitos casais gestantes e mulheres pós parto que estão tendo muitas dificuldades na amamentação. Costumo dizer que amamentação não é instintiva para mães e bebês como muitos gostam de romantizar... É sim um processo de aprendizado mutuo, cuidado e atenção.

Respeito profundamente a vontade das mulheres, apesar de ter um pouco de dificuldade em entender quem prefere não amamentar simplesmente por que não quer... mas ok, cada uma é dona de si, vamos falar aqui para aquelas que QUEREM e que não possuem problemas para amamentar...

Ao contrário do que parece, problemas físicos que impedem uma mulher saudável de amamentar são raríssimos e existe hoje em dia uma linha em pediatria que prefere simplesmente receitar um medicamento usado para esquizofrenia e depressão cujo possível efeito COLATERAL seja galactorreia (estimular a formação de leite nas mamas). O problema é que esse efeito colateral pode não aparecer, mas o medicamento para esquizofrenia e depressão é transmitido pelo leite materno para os bebês, por isso prefiro vir aqui falar do que realmente facilita a amamentação e a produção de leite... 

Então vamos lá!

1º. Água – o melhor remédio! 

A mãe deve estar bem hidratada, e quando falamos em hidratação estamos falando de um consumo mínimo de 3 litros de liquido por dia... Ah, mas pode ser chá de camomila? Pode! ... Ah, mas pode ser suco de frutas (cuidado com o excesso de açúcar das frutas!!!) sim Pooooode! ... Ah, mas pode ser água de coco? Siiiiim,....ah, mas pode ser água pura, geladinha??? Sim, sim, sim!!! Hidratada, a mamãe tem o primeiro combustível fundamental para a formação do leite!!!!


Água é um dos principais remédios para aumentar a produção de leite em lactantes! 

(imagem retirada do site www.emergenciapediatrica.com.br)


2º. A pega correta!

A gente ouve tanto falar dessa tal de pega correta, mas de fato só entendemos quando estamos amamentando... quer saber um ótimo termômetro? Amamentar não dói, não pode doer, se doer tá errada a pega! Não é deixar doendo e torcer pra passar... NÂO pode doer!!! Amamentar algumas vezes com a pega errada é suficiente para fazer fissuras na mama que por vezes doem tanto ou mais que o parto! E é uma das principais causas de abandono da amamentação... Gente, MUITO difícil descrever, mas existem milhares de vídeos no youtube mostrando a pega, não entendeu, amamente na frente do pediatra! Ele vai poder orientar, agora se ele não souber troca de pediatra e procura uma consultora de amamentação! Elas existem!!!

Ah, não posso pagar, vai no hospital que o bebê nasceu: sempre tem uma enfermeira que vai poder ajudar! Ah, mas é longe: então procura o banco de leite! Sempre vai ter alguém pra ajudar! A pega correta é o estimulo físico que o cérebro precisa para estimular a formação de hormônios que vão fazer o leite se formar!!! 


Imagem ilustra a pega correta do seio na boca do bebê


3º. Tranquilidade!

Nenhuma mamãe estressada consegue amamentar corretamente...
Essa é uma hora muito especial,precisa ser de acolhimento, resguardo, carinho... Ter muita gente em volta, barulhos desagradáveis, som alto, agitação prejudicam sim a amamentação! Uma mãe estressada libera mais hormônios relacionados ao estresse, e estes hormônios diminuem e secam o leite... mulheres relaxadas amamentam mais, e dão mamadas mais efetivas! Então bora fechar a porta do quarto quando tiver muitas visitas, vale sentar no parque numa sombra, vale desligar a TV e soltar o celular... é um momento único, íntimo e especial. Vale a pena tentar!!!

E,outra coisa, qualquer mulher saudável é capaz de fazer um processo denominado relactação!!! Em que uma mulher que parou de produzir leite volta a produzir!!! Mas isso é assunto pra outro post.

Ah, sempre vale lembrar, existem sim problemas que impedem a amamentação e nenhuma mulher é menos mãe por não conseguir dar o peito ao filho. Mas o que importa é correr atrás de informação de qualidade e buscar orientação! Consultem seus Obstetras, os pediatras.Muitas fonoaudiólogas fazem trabalhos fantásticos com amamentação, além de nutricionistas materno infantis e consultoras de amamentação!

Beijo no coração e viva a TETA!!!

Obs.: minha filha tem 2 anos e 10 meses, mama e muito no peito, e temos muito leite ainda!!! Saúde ótima e é um carinho maravilhoso entre nós duas! Não é a toa que a Organização Mundial da Saúde recomenda amamentação exclusiva até os 6 meses e que ela seja prolongada junto com a introdução alimentar até no mínimo os 2 anos de idade, ou mais!


Gostou da matéria? Compartilha!


Ficou com dúvidas? Escreve pra gente!!!
________________________________________________________________

Sobre Carolina Bastos:  é proprietária da empresa ”Carol Organiza Consultoria Materno-infantil” e escreve as quartas para nosso blog.
Telefone (51) 82203910.



Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

Um comentário :

  1. Só corrigindo a informação da matéria... ja estou com 37 meses de amamantação! Uhuuu!!!

    ResponderExcluir

Comente, tire suas dúvidas, mande sugestões!




Receba as atualizações do blog direto em seu email! Cadastre-se gratuitamente:

Siga @aubedouce no Instagram

Topo