Uma das etapas da organização é o descarte, muitas pessoas quando ouvem essa palavra pensam logo em jogar no lixo, não é mesmo?
No dicionário a palavra descartar é livrar-se de alguém ou algo inadequado e importuno. A palavra é sinônimo das palavras desconsiderar, rejeitar e desprezar. Explicando de maneira mais simples descartar é se desfazer de coisas que não servem mais para você. Aí vem outra polêmica: "nossa mas essa bolsa é novinha!! Vou descartar?" Ela pode até ser nova, mas pergunte a si mesma:
1. Ela combina comigo?
2. Ela combina com a minha fase atual?
3. Eu uso? Há quanto tempo parei de usar? Porquê?
4. Me faz bem usar?
5. Há espaço para guardar?
Se após essa perguntas, você verificar que ela pode ser linda e nova mas você não usa, ela deve ser descartada, e pode assim dar lugar a outra que realmente irá usar.
No post de hoje vamos falar sobre todas as possibilidades de realizar o descarte e é claro com consciência.
Antes de começar a organização, o descarte é um processo fundamental, pois pode sim comprometer a organização. Tudo que não usamos, o que não fica bem, o que não combina e o que não serve deve ser descartado, mas lembre-se descartar não é jogar no lixo. Você pode doar, vender ou modificar. Vamos ver com mais detalhes cada uma dessa opções?
Doar: não serve mais, não fica bem ou não gosta mas está em bom estado. Você pode doar para instituições de caridade ou para parentes e amigos.
Vender: objetos que você não irá mais usar, mas pode te render um dinheirinho extra.Geralmente objetos de marca se encaixam perfeitamente nessa categoria, mas nada impende de você vender objetos novos e seminovos. Atualmente existem muitos sites de compra online que pode anunciar.
Consertar/Customizar: sempre há em nossa casa, aquelas coisas que precisam ser consertadas e nunca arranjamos um tempo para fazer e lá se vão 2 anos. Sabia que essa peça está ocupando o espaço de uma que realmente você usaria? Então se não vai consertar ou customizar, doe ou venda.
Jogar fora: se realmente o objeto não pode ser doado, vendido ou consertado, ai sim você joga fora. Entendido?
Deixe em sua casa objetos que usa, que são práticos, que combinem com a sua personalidade. Nada de guardar objetos de família se eles realmente não forem importantes para você.
ATENÇĀO!
Até para jogar as coisas no lixo é necessário um pouco de cuidado e consciência ambiental sabia? Já escrevi um post do meu blog de como organizar os documentos médicos e muitas pessoas não sabiam como descartar as radiografias. Isso acontece com pilhas, baterias, entre outras. Existem coisas que devem ser descartadas de maneira correta pois pode causar danos ao meio ambiente.
Eu gosto muito do site ECYCLE, nele podemos pesquisar como descartar os mais variados tipos de objetos e ainda saber qual o local mais próximo na sua casa para isso, colocando o CEP da sua casa. Não é o máximo? Então você sabe o que é descartar e que perguntinhas tem que se fazer para desapegar. Vamos começar a organização?
Espero que tenham gostado do post e aguardo vocês nos próximo. Leia também o post dos 6 benefícios da organização e por onde começar a organização.
Sobre Kalinka Carvalho é consultora em organização, formada em Publicidade e Propaganda com MBA na área de Marketing. Trabalhou durante onze anos na área de eventos. É Conhecida por ser extremamente organizada, escreve para os blogs: Papo Universitário e Dicas Profissionais, Blog da Māe Coruja, Kalinka Carvalho.