ORGANIZANDO OS DOCUMENTOS PESSOAIS
- Separe uma pasta com elástico ou com plásticos para cada membro da família;
- Coloque dentro destas pastas documentos como: certidão de nascimento, RG, CPF, Passaporte, carteira de vacinação,exames médicos,documentos referentes ao trabalho, etc.
DOCUMENTOS DE CARRO, SEGUROS, IMÓVEIS, BANCOS
Para estes tipos de documentos a dica é utilizar um arquivo com pastas suspensas e colar etiquetas que separem cada pasta por assunto:
- CARRO- documento,manual, garantia,seguro, IPVA, comprovantes de parcelas de financiamento, etc.
- IMÓVEL- escritura,contrato de locação,planta, seguro, IPTU,etc, comprovantes de parcelas de financiamento,etc.
- SEGURO SAÚDE- contrato,guias de médicos e hospitais,telefones úteis, comprovantes de parcelas mensais, etc.
- BANCO- cheques cancelados,documentos de conta poupança, investimentos, etc.
GARANTIAS E MANUAIS
Utilize pasta polionda ou caixa para guardar este tipo de documento. A recomendação é guardar durante o tempo de vida útil do produto.
TRABALHOS ESCOLARES
Evite acumular trabalhos escolares. Se quiser realmente guardar, escolha um por ano para futuramente criar uma exposição com os trabalhos de seu filho ou filhos. O ideal é também guardar em pastas polionda.
Tem alguma dúvida, sugestão, crítica ? Escreva nos comentários!!
**Referência:Livro- Manual Prático para Organização do lar- Natalia Zanardi Ortiz
Sobre Gisele Garcia: Professora, Apaixonada por Organização, Aspirante a Personal Organizer e Blogueira. Adora música, leitura e Internet! Autora do Blog Paixão por Organização, Sócia do Blog Aubedouce.
Fanpage: Blog Paixão por Organização / Instagram: @blogpaixaopororganizacao
Fanpage: Blog Paixão por Organização / Instagram: @blogpaixaopororganizacao