Olá superfly's, início do ano e todo mundo quer que TUDO seja novo não é mesmo? Tudo lindo e organizado. Nos esforçamos tanto limpando e arrumando e não entendemos porque isso não se mantém pelo resto do ano não é mesmo?
Já parou para analisar que talvez sua casa esteja com superlotação de coisas desnecessárias?
No feng shui sempre é dito que coisas paradas, amontodas acumulam energia ruim e a Marla? A FlyLady sempre repete que não podemos organizar o que é tralha e que ela é a grande vilã na luta em busca da organização. Por isso um dos babysteps do sistema é praticar o declutter (destralhe).
Cada coisa numa casa deve ter seu lugar, se você não tem lugar certo para algo considere a real necessidade desse objeto na sua casa e sua vida. Às vezes o objeto em si é sim importante mas o lugar dele pode estar sendo ocupado por outra coisa que não seja tão necessária.
Considere descartar: coisas quebradas, coisas duplicadas, coisas velhas. Você precisa sim de lâmpadas em estoque, mas precisa de descaroçador de azeitonas aos montes? Os famosos objetos 'de valor sentimental', reveja que sentimento ele te traz? Qualquer sentimento que não seja felicidade e paz de espírito precisa ser reconsiderado.
Algumas pessoas colocam valor sentimental tão grande em coisas que, na verdade, não tem a significância que pensam e acabam se apegando à tudo pelos mais variados motivos (já assisitiram aqueles programas sobre pessoas acumuladoras?).
A verdade é que para algumas pessoas é assustador se separar de algumas coisas pequenas e sem valor, que elas podem guardar e proteger, mas que na verdade “representam” coisas muito mais difíceis de proteger e manter intactas, como relacionamentos (amorosos, familiares, amizades), não podemos evitar que um relacionamento se desfaça ou que alguém se distancie guardando à sete chaves aquele desenho feito no guardanapo de papel naquele dia memorável.
Vale a pena repensar essas relações: quando você vê aquele vaso que era da sua mãe você fica triste porque deixou ele escorregar e agora tem uma rachadura horrível te lembrando seu descuido? Deixe-o ir. Sua mãe não merece essa lembrança. Aquela camiseta que você ama está furada e rasgada. Você também ama andar por aí toda rasgada ou nem mesmo usa mais a camiseta por causa dos furos e rasgos? Deixe-a ir. Aquele descaroçador de azeitonas é super útil! Mas quantas vezes NA VIDA você tirou o caroço da azeitona para preparar qualquer receita?
No Sistema FlyLady esse destralhe não deve ser feito todo de uma vez, num único dia. A orientação é que seja um hábito que você pode praticar diariamente por 15 minutos. Até porque não basta esvaziar todos os armários hoje se daqui 6 meses estarão entulhados de coisas novamente.
Também não é saudável se livrar de algo que você ainda não está preparada pelo simples fato que alguém mandou você se desfazer de tudo hoje, de uma vez. O que eu mais amo nesse sistema é que ele respeita nossos sentimentos, nosso tempo, nos permite ter piedade de nós mesmas, sem julgamento, a FlyLady sempre manda ao final dos seus e-mails:
“Trabalho doméstico, mesmo que não feito adequadamente, ainda abençoa seu lar e sua família”.
Destralhe é um dos babysteps mais importantes do método, eu sei bem que quanto mais tralha temos, mais preguiça de limpar temos também, porque se torna um trabalho colossal colocar tudo em ordem, isso quando é possível ter tudo ordem.
Algumas dicas de coisas que você pode destralhar em 15 minutos, faça uma por dia e aprecie o resultado:
- remédios;
- fios e cabos eletrônicos;
- acessórios de cabelo;
- sapatos;
- sacolas plásticas e de papel;
- revistas e livros;
- garrafas e latas;
Alguns itens exigem um pouco mais de determinação e autoconvencimento, mas se você chegar a conclusão que nada daquela categoria deve realmente ser descartado ou doado, parabéns, basta fazer a limpeza e organização dos itens e guardá-los no local adequado, destinado a eles.
Que todos possamos ter um 2016 com menos tralha e mais organização.
-----------------------------------------------------------------------------------------
Sobre Aninha de Oliveira: é Designer, autora do blog CasaFly e do instagram flylady_aninhadoliveira, acredita na “corrente do bem” e no lema “passe adiante”, por isso adora aprender coisas novas e compartilhar com outras pessoas.