MÃE DE ESTIMAÇÃO - PARTE II

02 setembro 2015


Pois bem, estamos grávidas e temos um bichinho de estimação, como abordamos na coluna anterior (leia aqui.) vamos tratar de descobrir como adaptá-lo a nossa nova rotina de mães e pais humanos!
Desde muito cedo a Nicollie já havia percebido algo especial, sempre muito curiosa! 



Ai pode apostar que vai começar a chover palpites do tipo:

“-Você não vai conseguir cuidar do bebê e do cão (ou gato, ou passarinho...), melhor se desfazer dele logo...”; ou ainda;

“ -Seu bichinho vai ficar com ciúmes e vai morder, arranhar e machucar seu filho(a)!” ;
ou uma das frases que eu mais gosto neste mar de palpites:

“–Você é está sendo irresponsável por achar que pode manter um animal de estimação e cuidar do seu filho! Tem que fazer uma opção!

Oi?! Como assim opção??? Quem fala algo assim está dizendo pra você se “livrar” do bichinho, é esta a intenção... Pois bem, animais de estimação não são pesos de papel ou objetos da decoração que em caso de estarem destoando da mobília possam ser descartados... VIDAS não são descartáveis!!!


Então vamos lá!

Primeiro dia de chegada do hospital com minha filha, apresentação oficial para a Nicollie, meu marido já havia trazido algumas roupinhas usadas para ela sentir o cheirinho da nova integrante da família.
 


É claro que as coisas não acontecem por mágica, é preciso muito cuidado, treinamento, persistência e carinho. Mas nossos bichinhos são capazes de se adequarem mais facilmente do que nós! Basta ter ORGANIZAÇÃO, ROTINA e DISCIPLINA!


Por exemplo: não será mais permitido o cão (ou gato) subir na cama de casal em função da presença do bebê, então assim que possível comece a mostrar carinhosamente, que ele não será mais aceito neste local, assim quando vocês chegarem com seu filho em casa ele não irá associar a presença da criança com uma troca de comportamento restritiva de seus tutores e, acima de tudo, SEJA COERENTE, não adianta abrir exceção pois seu bichinho não irá entender por quê hora pode, hora não pode!


Para ajudar neste período de adaptação existem muitos livros que dão dicas práticas de como fazer para treinar ou desestimular comportamentos em nossos cães e gatos. Eu, particularmente usei (e uso) a obra do famoso Dr. Pet – Alexandre Rossi – intitulado “Adestramento Inteligente”, tendo em vista que é cientificamente testado que o treinamento positivo leva a um condicionamento mais eficiente e sem sofrimento dos nossos animais. 

Existem outras linhas de adestramento, portanto, se estiverem tendo dificuldades, não hesite em consultar seu veterinário de confiança, ele irá auxiliá-los! 

Aqui ficam algumas dicas interessantes de segurança para quem tem animais em casa! Está ilustrado para cães, mas as recomendações servem muito bem para quem tem gatinhos em casa!

Dicas preciosas para começar bem a rotina com cães e gatos em casa! E principalmente mantendo a segurança do seu filho!!!(imagem adapta de www.familypaws.com)


Estabeleça uma rotina de atividades motivadoras para seus pets enquanto o bebê não nasce! Uma ótima pedida são os brinquedos inteligentes que fazem seus bichinhos gastarem energia sem que necessariamente você precise estar por perto, eu adoro os produtos vendidos pela bitcao.com.br pois fica fácil encontrar produtos em função dos problemas enfrentados com seu cão.



Página da BITICAO  (www.biticao.com.br) indicando a coluna com os problemas e quais produtos podem ajudar a solucionar.



Já para quem tem gato, uma dica interessante para começar a descondicioná-los a entrar em alguns lugares (como berço, carrinho, cadeirinha, etc...) é colocar pedaços amassados de papel alumínio nestes locais, quando o gatinho entrar, o papel faz barulho e ele se assusta, com o tempo ele perde a curiosidade de ficar nestes ambientes! 


Ah, é claro que os gatos precisam de ambientes adaptados para suas necessidades! Caixas de areia LIMPAS diariamente, locais onde possam brincar e se abrigarem em segurança! 

Existem empresas especializadas em fazerem modificações nas casas e apartamentos para que os bichanos sintam-se mais a vontade e seguros!!! Vale a pena conferir a página da “Bicholândia Moveis Pet” e ver as maravilhas para nossos animaizinhos de estimação.


Móveis planejados sob medida para sua casa ou apartamento para dar mais segurança para seu bichinho (e de quebra ele deixar de arranhar seu sofá, suas almofadas e invadir o berço do seu filho!) confere tudo no site: www.bicholandiamoveispet.com.br



E ai? Gostou? Ficou alguma dúvida? Alguma crítica? Escreve pra gente!!! 

Quer mais dicas como estas? Alguma sugestão de assunto que gostaria de ver aqui no blog? Entre em contato! 


Abraços e muita paciência nesta nova fase de nossas vidas!!! 



* Carolina Maria Consultora Materno-Infantil e escreve sempre às quarta-feiras para o nosso blog.

Contatos:
Telefone: (51) 8220-3910






Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

0 comentários :

Postar um comentário

Comente, tire suas dúvidas, mande sugestões!




Receba as atualizações do blog direto em seu email! Cadastre-se gratuitamente:

Siga @aubedouce no Instagram

Topo