MÃE DE ESTIMAÇÃO- PARTE I

19 agosto 2015

Por Carolina Maria
 Oi gente!!! Essa coluna vai ter que ser dividida em duas semanas... É muita informação para conversarmos!
Como eu já tinha falado pra vocês na coluna anterior (leia aqui!), eu tenho uma filha de quatro patas! Não gosto muito de dizer que sou mãe de cachorro, mas no final é o que nós nos tornamos.

Nicollie fotografada em momento relax em casa


Quem tem um peludinho, seja ele cão, gato, passarinho, peixe ou um animal exótico, acaba assumindo esse papel de “mãe”. Ter animais exige cuidados, tempo, disciplina higiene, disponibilidade financeira e muito amor!

Pois vamos conversar sobre alguns mitos que ouvimos e injustiças que acontecem com quem tem ou pretende ter animais de estimação. Sou bióloga, e essas dicas NÃO dispensam uma consulta ao seu médico veterinário de confiança.

A Nicollie é uma cadela de 6 anos de idade que foi muito desejada, quando ela veio fazer parte da família, trabalhávamos fora , eu com horários mais flexíveis, meu marido com menos, mas nos organizamos para que ela tivesse uma rotina de atividades e fosse educada para permanecer calma e tranquila nos momentos em que não estivéssemos em casa.

Ai vocês podem pensar: Ah, mas eles têm uma border collie, é a raça mais inteligente, aparece na TV, faz competições, truques etc... Mas isso tudo só acontece à base de muuuuuuuuuito trabalho, de nada adianta ter um animal e não educá-lo, ter disciplina, corrigir, corrigir de novo, isso sem JAMAIS bater, agredir ou machucar!!!  Até ela começar a ter um comportamento gentil como nós gostaríamos foram 18 meses de trabalho diário intenso e muita atividade física.

Eu e Nicollie em uma das inúmeras voltas de bicicleta de manhã cedinho para gastar energia, numa voltinha simples fazíamos em torno de 6km!  Compramos este suporte e não precisávamos segurar a guia pra andar na bike, ela A-DO-RA!

Hoje ela é uma cachorra com o temperamento equilibrado, apesar de às vezes ser teimosa, é carinhosa, dócil e temos 99% de tranquilidade de que ela não apresentará agressividade com nossa filha. Ai vocês se perguntam: Por quê 99 e não 100%? Respondo. Porque ela é um animal, e apesar de domesticada, acostumada, amada e disciplinada pode sim em algum momento (espero que nunca!) ter alguma reação devido a um estímulo diferente e reagir de forma inesperada!
Por isso aqui vai a primeira grande dica! NUNCA, JAMAIS, EM TEMPO ALGUM permita que seu filho ou qualquer criança brinque com seu animalzinho sem supervisão, ele (a criança) pode machucá-lo e acabar sendo mordido, arranhado, bicado, etc...
Agora vamos falar de organização com os cuidados...
Você tem um pet e por isso é importantíssimo saber que ele, como nós seres humanos, precisa passar por CHECK UPs periódicos. Ah, você pode estar pensando:-Mas isso custa caro!
Pois é, custa, e quando você pensou em ter um animalzinho, já devia saber de antemão que iria precisar sim se organizar para ter gastos programados com seu bichinho, ainda mais se você tem crianças ou está grávida, a saúde do seu bichinho é determinante para a saúde da família toda.
Cuidados com seu pet não são gastos, são investimentos!!! Faça as contas! É mais barato gastar uma vez ao ano com exames simples de sangue do que gastar uma fortuna ou perder seu bichinho por um problema de saúde que poderia ter sido evitado!!!

Eu a Nicollie somos muito próximas, ela participou e participa ativamente das atividades familiares, viagens de férias e passeios. Nesta foto eu e ela descansamos após uma caminhada, estava com 5 meses de gestação.
Pra começar, temos que falar em VACINAS, depois de serem filhotes devem receber reforço anual e não importa se seu bichinho é saudável ou que aparentemente não está doente! A vacinação é uma obrigação e por isso muitas doenças exclusivas dos bichinhos e outras que podem ser transmitidas para seres humanos podem e DEVEM ser evitadas com esse gesto simples. Cães e gatos devem ser vacinados, aves também podem transmitir doenças como a PSITICOSE que acomete periquitos e calopsitas, consulte sempre um veterinário quando constatar mudança de comportamento em sua ave. A maioria dos municípios do Brasil possuem vacinação gratuita, informe-se na secretaria de saúde ou no centro de controle de Zoonoses de sua cidade.
Uma doença comum que causa muito abandono (o que é punível com prisão no nosso pais) é o medo da toxoplasmose, em gatos e da raiva em cães (vamos falar no nosso próximo post). Quem nunca ouviu falar que não pode passar a mão em gato porque está grávida? Inclusive alguns GOs não sabem ao certo como orientar as gestantes proprietárias de gatinhos.Afinal o que tem a ver toxoplasmose e gatos? Os gatos contaminados com o parasita Toxoplasma gondii passam a liberar os ovos dos parasitas junto com seu próprio cocô, contaminando o ambiente e pessoas. Nos outros animais, o parasita fica alojado e adormecido nos músculos (na carne dos animais como gado, porcos, etc...), motivo pelo qual a ingestão de carnes cruas é o principal fator de risco para contaminação pela toxoplasmose. O que temos que ressaltar é que MENOS DE 1% DOS GATINHOS ESTÃO CONTAMINADOS E PODEM TRANSMITIR TOXOPLASMOSE, e para isso acontecer o gatinho deve estar doente e em fase de eliminação de ovos do parasita! Para se contaminar é preciso COMER a forma infectante, ou seja, precisa haver contato direto ou indireto das fezes com a boca. E têm mais, as fezes do gato infectado precisam ter contato com sua boca depois de 48 horas que o gato tenha defecado, caso contrário, os “ovinhos não germinam” e o ciclo não se completa!
Ufa, este post ficou longo, mas é que são informações muito importantes!!! No próximo vamos falar das adaptações da casa para receber um animalzinho, e mais! Como preparar seu bichinho para receber o novo integrante da família, seu filho!!!
Rotinas para ter uma limpeza eficiente do ambiente, como tirar o cheiro dos móveis, como remover pêlos,... iiiih, vai ter mais posts sobre animais!
Gostou? Comente! Não gostou? Critique!
Dúvidas!!! Mande pra gente! Se eu não souber responder, prometo que vou buscar profissionais habilitados para trazer a informação imparcial e correta para vocês!!!
Abraços e até a próxima semana!
Carol
* Carolina Maria Consultora Materno-Infantil e escreve sempre às quarta-feiras para o nosso blog.
Contatos:
E-mail :
carol.maria.bastos@gmail.com
Fanpage:
https://www.facebook.com/c.organiza
Telefone: (51) 8220-3910
 
 
 


Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

0 comentários :

Postar um comentário

Comente, tire suas dúvidas, mande sugestões!




Receba as atualizações do blog direto em seu email! Cadastre-se gratuitamente:

Siga @aubedouce no Instagram

Topo