COMO DECORAR USANDO QUADROS

31 agosto 2015

Por Maira Alonso
Quando pensamos em decorar um ambiente, para que ele ganhe mais personalidade, uma das primeiras ideias que vem na cabeça é: vou pendurar alguns quadros bacanas que tem tudo a ver comigo! Algumas pessoas preferem fotos/gravuras que compraram em alguma viagem, outras preferem quadros tradicionais. Não importa o tipo de arte escolhida, é sempre um desafio decidir o local em que ela será colocada, isso sem falar na moldura, que também geram dúvidas.
O meu primeiro apartamento tinha, logo na entrada, um corredor estreito de 5m²! Quando me deparei com aquela parede enorme pensei: o que farei aqui? Pesquisei uma série de alternativas e encontrei a que considerava a mais próxima do meu perfil  as gravuras , que reuni ao longo de várias viagens. Porém, o maior desafio foi pendurá-las naquele mesma parede que ainda tinha o pé direito alto! Foi, então, que comecei a pesquisar algumas técnicas essenciais para imprimir a  personalidade do apartamento  retrô e contemporâneo. Deu super certo e agora compartilho o que aprendi!

Se os quadros forem de tamanhos diferentes o ideal é alinhar por cima ou por baixo para criar uma harmonia entre as molduras e não deixar o quadro “solto” na parede, que causa uma impressão de desordem e é antiquado! Os quadros devem respeitar o comprimento do móvel para criar um alinhamento padrão.

Imagem: Lider Dicas Design
Outro ponto é que existem vários tipos de quadros e obras interessantes de todos os estilos, do mais clássico ao moderno. Portanto, é necessário ter cuidado na hora de compor a tela com o ambiente e a moldura.
No meu caso, criei um equilíbrio entre as obras pelas cores, tamanho, estilo e escolhi uma moldura que estivesse de acordo com o ambiente, respeitando a estética da obra e deixando a moldura em 2° plano para que o quadro se destacasse.
Quando estava pesquisando notei que existem umas regrinhas básicas: use obras de cores quentes com molduras de cores quentes e a mesma coisa com as cores frias. A moldura também deve seguir o estilo do quadro. Os mais clássicos pedem molduras mais trabalhadas, enquanto os modernos podem seguir com molduras retas e simples. Já o vidro anti-reflexo deve ser utilizado em figuras e imagens impressas em papel, para não comprometer a obra e nem transformar o quadro em um espelho.
Escolhida a obra e a moldura o próximo passo é pendurá-la, mas onde? No meu caso foi diferente, eu tinha a parede, mas não sabia o que fazer com ela. A questão é que a maioria das pessoas não sabem onde colocar os quadros. Uma dica é escolher o local de acordo com o quadro, que pode acompanhar o estilo da decoração. Por exemplo, se a sua sala de jantar é clássica uma boa pedida é um quadro abstrato ou de natureza. Na sala de estar do mesmo estilo, telas de paisagem caem super bem. Já se você aprecia fotografia é um excelente lugar para você pendurar algumas fotos bacanas.
Vá colocando os quadros seguindo o bom senso. Segundo os arquitetos, a quantidade de quadros a serem colocados juntos vai depender do tamanho da parede. Por isso, não se deve exagerar na quantidade e no tamanho dos quadros em cômodos pequenos ou você pode pecar por excesso de informação.

Ah, uma dica essencial: antes de pendurar os quadros na parede monte a composição no chão e tire uma foto para ver se gostou. Assim, poderá ter uma ideia de como vai ficar sem correr o risco de furar a parede desnecessariamente. Se preferir, pode pegar um papelão recortar no tampão dos quadros e colocar na parede também antes de pendurá-los. Uma outra ideia seria criar uma iluminação especial para privilegiar o quadro, com spots ou feixes luminosos.

Pesquisando para esse post, notei que hoje as pessoas estão procurando mais por quadros só na tela, sem molduras. Assim também como o uso de aparadores e canaletas para dar mais liberdade de movimento na decoração, sem furar a parede. Acredito que isso varia de gosto para gosto.
Veja mais imagens para inspiração!





E você, gosta de usar quadros na decoração? 
Um beijo e até o próximo post!


Sobre Ma Alonso: Personal Organizer,Publicitária, Marketeira, adora fotografia, filosofia e é apaixonada por Design de Interiores !
Blog: Aubedouce
Instagram: @aubedouce

Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

0 comentários :

Postar um comentário

Comente, tire suas dúvidas, mande sugestões!




Receba as atualizações do blog direto em seu email! Cadastre-se gratuitamente:

Siga @aubedouce no Instagram

Topo