4 dicas para criar a sua marca

15 agosto 2015



Olá pessoal, tudo bem com vocês?


Hoje começam as minhas dicas de marketing para Personal Organizers aqui no blog Paixão por Organização. Mensalmente estarei passando por aqui para dar um Oi! e deixar algumas dicas preciosas.




Hoje o assunto é Branding. No Marketing usamos muitos termos em inglês, vou traduzir alguns deles para que vocês entendam melhor, mas eles são mais usuais em inglês, ok?

Branding é o estudo, a gestão de uma marca. Essa por sua vez, é o conjunto de atributos palpáveis e não palpáveis, concretizados em um logo, figura, mascote, etc.









Quando queremos criar uma marca é importante pensar muito bem, pois é através dela que as pessoas irão te reconhecer. Vamos entender os quatros passos para criar uma marca:



1) FAZER UM BRAINSTORM


Brainstorm é uma chuva de ideias ou tempestade mental. Ele consiste em um processo que pode ser feito sozinho ou em grupo:


a) Comece com um tema ou assunto e peça para os presentes falarem todas as ideias que lhe venham à mente espontaneamente. ( Lembre-se: nenhuma ideia deve ser criticada).

b) Todas as ideias devem ser escritas de maneira a ficarem expostas para todos.

c) Ao término das apresentações, todas as ideias devem ser escritas, expostas, repassadas e analisadas para seleção das mais adequadas à situação.

d) Todos devem chegar a um acordo sobre as melhores ideias.


2) PESQUISAR

Agora que você escolheu possíveis nomes da sua marca você deve verificar se você pode usar essa marca. E como fazer isso?


a) Pesquisando no Google

b) Pesquisando nas redes sociais

c)Pesquisando se os domínios já estão sendo usados. Ex: kalinkacarvalho.com.br ou kalinkacarvalho.com


Dica Top: existe um site, o namecheckr.com que você coloca o nome e verifica se o nome já está sendo usado em algum site ou em mídias sociais.



3) CRIAR A MARCA


Agora que você já decidiu o nome da sua marca, verificou que ela pode ser usada, tá na hora de torná-la visível. Existem muitas formas de criar a sua marca.


a) Você pode contratar um design e descrever o que pensou em relação ao desenho e nome. Lembrando que pode usar a técnica de brainstorm para escolher um desenho ou figura do seu logo. O design irá envolver seu logo através do briefing que ele irá receber. Ops! Kalinka o que é esse b...? Calma, o briefing nada mais é do que o que você deseja, escrito. (Exemplo: quando fiz meu logo falei do significado de Kalinka, falei de minhas cores favoritas, falei sobre o negócio que iria desenvolver, falei sobre possíveis desenhos que poderiam ser usados, falei dos sentimentos que queria que a marca transmitisse etc). Tudo isso é importante para que o profissional entenda o que você quer.



b) Você também pode criar a sua própria marca através de sites. Lembrando que você corre o risco de sua marca ser usada por outro negócio já que essas marcas são semi-prontas.


Dica Top: existe um site, o freelogoservice.com/pt , onde você cria a sua marca, visualiza as aplicações e se gostar pode adquirir.


4) APLICAÇÕES DA MARCA



Com sua marca pronta é importante que antes de começar a divulgá-la, veja como ela ficará das mais diversas variações: horizontal, vertical, colorida, preto e branco, em escala de cinza. Veja também como ela seria aplicada a camisetas, canetas, blocos, etc. Para isso é necessário um manual da marca, onde haverá todas as informações referentes à sua marca e suas aplicações.


E aí, gostou das dicas?


Se tiver dúvidas, me escreva: contato@kalinkacarvalho.com.br e deixe seu comentário sobre o que gostaria de saber na minha coluna.




      Beijokas da Ká!








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