Olá pessoal, tudo bem com vocês?
Hoje o assunto é Branding. No Marketing usamos muitos termos em inglês, vou traduzir alguns deles para que vocês entendam melhor, mas eles são mais usuais em inglês, ok?
Branding é o estudo, a gestão de uma marca. Essa por sua vez, é o conjunto de atributos palpáveis e não palpáveis, concretizados em um logo, figura, mascote, etc.
Quando queremos criar uma marca é importante pensar muito bem, pois é através dela que as pessoas irão te reconhecer. Vamos entender os quatros passos para criar uma marca:
1) FAZER UM BRAINSTORM
Brainstorm é uma chuva de ideias ou tempestade mental. Ele consiste em um processo que pode ser feito sozinho ou em grupo:
a) Comece com um tema ou assunto e peça para os presentes falarem todas as ideias que lhe venham à mente espontaneamente. ( Lembre-se: nenhuma ideia deve ser criticada).
b) Todas as ideias devem ser escritas de maneira a ficarem expostas para todos.
c) Ao término das apresentações, todas as ideias devem ser escritas, expostas, repassadas e analisadas para seleção das mais adequadas à situação.
d) Todos devem chegar a um acordo sobre as melhores ideias.
2) PESQUISAR
Agora que você escolheu possíveis nomes da sua marca você deve verificar se você pode usar essa marca. E como fazer isso?
a) Pesquisando no Google
b) Pesquisando nas redes sociais
c)Pesquisando se os domínios já estão sendo usados. Ex: kalinkacarvalho.com.br ou kalinkacarvalho.com
Dica Top: existe um site, o namecheckr.com que você coloca o nome e verifica se o nome já está sendo usado em algum site ou em mídias sociais.
3) CRIAR A MARCA
Agora que você já decidiu o nome da sua marca, verificou que ela pode ser usada, tá na hora de torná-la visível. Existem muitas formas de criar a sua marca.
a) Você pode contratar um design e descrever o que pensou em relação ao desenho e nome. Lembrando que pode usar a técnica de brainstorm para escolher um desenho ou figura do seu logo. O design irá envolver seu logo através do briefing que ele irá receber. Ops! Kalinka o que é esse b...? Calma, o briefing nada mais é do que o que você deseja, escrito. (Exemplo: quando fiz meu logo falei do significado de Kalinka, falei de minhas cores favoritas, falei sobre o negócio que iria desenvolver, falei sobre possíveis desenhos que poderiam ser usados, falei dos sentimentos que queria que a marca transmitisse etc). Tudo isso é importante para que o profissional entenda o que você quer.
b) Você também pode criar a sua própria marca através de sites. Lembrando que você corre o risco de sua marca ser usada por outro negócio já que essas marcas são semi-prontas.
Dica Top: existe um site, o freelogoservice.com/pt , onde você cria a sua marca, visualiza as aplicações e se gostar pode adquirir.
4) APLICAÇÕES DA MARCA
Com sua marca pronta é importante que antes de começar a divulgá-la, veja como ela ficará das mais diversas variações: horizontal, vertical, colorida, preto e branco, em escala de cinza. Veja também como ela seria aplicada a camisetas, canetas, blocos, etc. Para isso é necessário um manual da marca, onde haverá todas as informações referentes à sua marca e suas aplicações.
E aí, gostou das dicas?
Se tiver dúvidas, me escreva: contato@kalinkacarvalho.com.br e deixe seu comentário sobre o que gostaria de saber na minha coluna.
:) Adorei participar!
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