Confira algumas dicas para usar pedras como revestimento em seu lar
As pedras são resistentes, duradouras e podem deixar sua casa ainda mais bonita e requintada. Além de valorizar a construção, as pedras contribuem com a função estética e a praticidade, mas requerem profissionais especializados para sua aplicação.
Embora tenham um custo maior para instalação, as pedras trazem a praticidade na hora da manutenção e podem ser usadas tanto em ambientes internos quanto externos, sendo que para fora de casa é aconselhável aplicar um produto impermeabilizante para garantir a durabilidade e a beleza das pedras. Outra vantagem é que elas não são escorregadiças quando usada para piso, porém, uma desvantagem é que torna o ambiente mais frio se o local for úmido.
♥ Preparo
Para receber as pedras, a parede também precisa ser preparada com massa, mas caso seja de Dry Wall, não há necessidade. O efeito que se quer dar a parede é o que irá determinar o tipo de pedra e consequentemente o tipo de preparação da mesma.
Um exemplo: se as pedras forem cortadas em placas, devem ser aplicadas em paredes rebocadas com a necessidade da verificação do prumo. Agora se as pedras forem mais rústicas, não há necessidade deste preparo.
imagem:pinterest revestimentos
♥ Variedade
Existem inúmeras pedras que podem ser usadas na decoração, como mármore, granito, seixos, pedra madeira, pedra portuguesa, ardósia, caxambu, miracema, etc. E também podem ser utilizadas em diferentes formatos como tijolos, palitos e canjiquinha e com acabamentos polido, apicoado, aflamado, entre outros, de acordo com sua necessidade. O importante é diferenciar os tamanhos, cores e texturas. Outra dica é que cada tipo de pedra pode ser usada de uma forma diferente e até mesmo o formato irregular pode ser aproveitado nos projetos, isto só dependerá da intenção do projeto.
A pedra também pode ser usada como revestimento térmico, um exemplo são as pedras usadas em adegas. Muitas vezes as pedras são usadas para trazer aconchego e não o conforto térmico propriamente dito.
As pedras podem ser usadas em qualquer tipo de clima e outra vantagem é dispensar a necessidade de produtos específicos para sua limpeza, o que deixa a manutenção bastante simples. Normalmente a manutenção se dá com água e sabão neutro, usados quando necessário, porém em áreas íntimas, é pouco necessário este tipo de limpeza mais pesada.
Já o mármore é um tipo de pedra mais delicada, traz sobriedade e atemporalidade aos ambientes , e por isso, a sua manutenção exige apenas um pano úmido. Se for usar algum produto de limpeza, descarte os mais abrasivos, pois podem manchar e corroer a superfície da pedra.
As pedras naturais não são utilizadas apenas em pisos, mas revestem paredes, podem se transformar em móveis e bancadas e por isso, são usadas em todos os ambientes.
♥ Alto Investimento
Quem opta pela utilização de pedras na decoração pode se assustar com o alto custo de algumas pedras, porém vale lembrar que ela agrega valor ao imóvel, sem contar que torna decoração mais sofisticada. Já se você for revestir as paredes com sobras de materiais, o valor é bem inferior.
As pedras naturais podem ser bem versáteis e se adequar à realidade de qualquer espaço.
- imagem: escalares
E para quem gosta de decoração, tem alguma sugestão de post ou alguma dica para compartilhar e quer aparecer na coluna, envie um e-mail para contato@paixaoporganizacao.com.br
Sobre Ma Alonso: Publicitária, Personal Organizer e Blogueira de Coração. Adora fotografia, filosofia e é apaixonada por Design de Interiores! Sócia do Blog Paixão por Organização e Colaboradora do blog A Melhor Escolha. Instagram: @aubedouce/