Rotina Organizada: Evitando os Desperdiçadores do Tempo

30 abril 2016





De nada adianta estabelecermos uma rotina organizada, se não soubermos desenvolver hábitos adequados de uso e controle do nosso tempo. Uma coisa é saber o que fazer, e outra é como fazê-lo.

Muitas atividades tiram nosso foco e contabilizam horas gastas sem qualquer aproveitamento positivo durante um dia, prejudicando a produtividade profissional, pessoal e, muitas vezes, até a rotina escolar.

Tá na hora de parar de postergar

- “Por que deixar para amanhã, o que podemos fazer DEPOIS de AMANHÃ?” Esse é o ditado alterado de quem prefere deixar as obrigações e tarefas para segundo plano. Só que isso não é vantajoso em nenhuma hipótese. O que acontece são acúmulos desnecessários de trabalhos. Por isso, a regra principal a partir de hoje é: fazer um pouquinho por dia, sem postergar, evitando o sufoco e o desespero da última hora.

Planeje-se

O planejamento é o ato de criar estratégias que facilitem e otimizem a conquista de um objetivo, tornando mais claras as escolhas que devem ser feitas e as decisões que precisam ser tomadas. Porém, não adianta só planejar. O planejamento sozinho não alcança os objetivos. Ele precisa ser  realizado, acompanhado, controlado e corrigido quando necessário para que dê certo, tornando seu dia a dia mais produtivo.

Desorganização

Já notou quanto tempo você perde procurando anotações, peças de roupas, ou qualquer outro item que queira em determinado momento? O seu tempo é muito valioso para ser desperdiçado por falta de organização.  Por isso, é preciso organizar-se para ter uma vida mais tranquila, uma rotina mais produtiva, com menos estresse e impaciência.

Conectado com moderação

Vocês hão de concordar comigo: esses são os maiores vilões de hoje quando o assunto é tempo. 

Quanto tempo você tem dedicado ao seu whatsapp

E as suas redes sociais? 

Se não houver disciplina e muita determinação, o tempo acaba sendo desperdiçado de maneira assustadora nesses facilitadores da comunicação. Entendam, não estou dizendo que sou contra facebook, instagram ou whatsapp. Também utilizo todos eles, tanto pessoal quanto profissionalmente. Porém, precisamos criar regras sim de acesso, limites e horários de uso, para que tenhamos controle sobre nosso tempo e possamos aproveitá-lo de forma racional com atividades que nos auxilie a atingir nossos objetivos principais.

Tenha foco.

Você precisa aprender a estabelecer e criar suas metas, saber onde quer chegar. Se você não tiver isso definido, perderá seu precioso tempo por falta de direção, perdendo até grandes oportunidades.

Segundo Hélvio Tadeu Cury, professor do Centro de Produções Técnicas: “Os hábitos são importantes e úteis porque nos poupam tempo e energia ao nos fazer agir sem exigir muito pensamento ou reflexão. São respostas automatizadas a situações repetitivas.”

Portanto, acredito que a prática organizada de bons hábitos pode melhorar satisfatoriamente sua produtividade, otimizando seu tempo. Só depende de você, de sua determinação e de sua capacidade de fugir dos desperdiçadores do tempo.

Beijinhos...


Sobre Priscilla Caminha: Personal Organizer, Decoradora, Palestrante e Empresária. Apaixonada por Organização Residencial e de Eventos. Autora do Blog Amo Organizar e Colunista do Blog Paixão por Organização. 

Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

0 comentários :

Postar um comentário

Comente, tire suas dúvidas, mande sugestões!




Receba as atualizações do blog direto em seu email! Cadastre-se gratuitamente:

Siga @aubedouce no Instagram

Topo