Higienização do enxoval para bebês: passo-a-passo.

13 janeiro 2016

Por Carolina Bastos


Resolvi falar de um assunto que tem aparecido de forma recorrente nos cursos para gestantes que tenho ministrado.

Como lavar e preparar as roupinhas para guardar em casa e levar para a maternidade?

Vou contar pra vocês como foi comigo e como me informei a respeito!

Eu tive a graça de estar com a minha mãe comigo em casa 2 meses antes da minha filha nascer... E avós ADORAM fazer esses pequenos cuidados, portanto, não se acanhem em dividir com elas essas tarefas... Ah a futura avó não pode, convide uma amiga, é uma ótima desculpa para bater um papo e rever tudo que compõe o enxoval!

Conversei com um pediatra na época e perguntei como seria a melhor forma de lavar as roupinhas. Ele me disse o seguinte:

“Lave com antecedência, não use sabão comum para lavagem de roupas ( tipo sabão em pó) que deixam muitos resíduos na roupa e podem causar irritação. De preferência utilize sabão de coco ou sabão específico para roupas de bebê e capriche no enxague.’

Dito isso, fomos para o supermercado procurar os tais produtos, (óbvio que a minha mãe já sabia e já tinha até escolhido qual iriamos levar... ingenuidade minha....)

 Algumas marcas de sabão para lavagem de roupa infantil.

Sai de lá com 5 produtos diferentes: o primeiro foi o OLA líquido tradicional ( líquido cor de rosa), mas eu achei o perfume muito ativo, o segundo foi o OLA líquido com extrato de camomila (líquido bege) – esse foi o preferido da minha mãe! O terceiro foi o Vida Macia de glicerina (o que eu mais gostei), o terceiro um sabão em barra de coco, o quarto um sabão em barra de glicerina e o quinto foi uma caixa de sabão de coco em pó (se não me engano a marca era ROMA).

Foi aquela festa!

Mas, vamos ao passo-a passo:



1º) Separe as roupas por idade: a gente vai acumulando as compras ao longo da gestação, e acaba com roupas desde RN até 3 anos!!!



2º) Tire todas as etiquetas: sejam as etiquetas de loja, sejam as próprias etiquetas do fabricante! A gente sabe como incomoda uma etiqueta no pescoço ou na calça, imaginem os babys que nunca usaram roupas!



3º) Algumas etiquetas estão costuradas nas roupas, vale a pena descosturar e convocar as vovós, titias e madrinhas para dar o acabamento com um pontinho para não deixar estragar a peça, mas TIRE TODA A ETIQUETAS!!!


4º) Separe as roupas por cor: Brancas, claras, escuras e coloridas. Elas serão lavadas separamente.

5º) Se preferir lavar na máquina: uma boa opção são os saquinhos para roupas delicadas, que não deixam a máquina diretamente em contato com os tecidos. Use o ciclo mais curto de sua máquina e coloque o produto escolhido conforme as orientações do fabricante, após terminar o ciclo, passe novamente no enxague (isso evita resíduos de sabão).

6º) Se preferir lavar a mão: pegue uma bacia grande ou encha o próprio tanque, dilua o sabão na água e mergulhe uma a uma as peças separadas por cor, deixe aproximadamente uns 10 minutos enxague várias vezes e estenda!

7º) Se tiver espaço, dê preferência para que as peças sequem naturalmente (isso faz com que as fibras dos tecidos fiquem mais macias).


Agora é só dobrar e aguardar para usar!!!




O varal lá de casa com o enxoval da minha baby secando, um colorido lindo!!!



Gostou? Comente!
Ficou em dúvidas? Sugestões! Escreve pra gente!!!

Até a próxima!
Carol

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Sobre Carolina Bastos:  é proprietária da empresa ”Carol Organiza Consultoria Materno-infantil” e escreve quinzenalmente para nosso blog, sempre na quarta-feira.
www.facebook.com/c.organiza 
Telefone (51) 82203910.


Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+



Receba as atualizações do blog direto em seu email! Cadastre-se gratuitamente:

Siga @aubedouce no Instagram

Topo