O diagrama do fluxo de trabalho no GTD

08 dezembro 2015


Que tal refletirmos hoje sobre um aspecto mais prático do GTD: o fluxo de trabalho? Este segue algumas diretrizes básicas, que norteiam todo o processo. É um super mapa para que aprendamos constantemente onde colocar nossa tralha e o mais importante, o que fazer com ela! Gera alguma ação? É arquivo? É lixo? Vamos acompanhar o fluxo de trabalho e entender como ele funciona?


O primeiro item que aparece no fluxograma tem a ver com a etapa 1 do GTD: capturar. A caixa de entrada no GTD serve exatamente para isso: capturar toda nossa tralha, que já comentei com mais detalhes aqui. É importante não deixarmos nossa caixa de entrada extrapolar, claro, então, precisamos analisá-la e esvaziá-la frequentemente!

E agora, o que fazer com nossa tralha?

Ao esclarecer o que capturamos em nossa caixa de entrada, iremos nos deparar com três alternativas: a tralha irá para o lixo, será arquivada ou demandará alguma ação.

Se a tralha NÃO DEMANDA AÇÃO os destinos são:

1.   Lixo: fim.

2.   Arquivo - Algum dia/talvez: é um tipo de arquivo de consulta futura que precisaremos para redefinir nossas ações, ou projetos que pretendemos assumir. São tarefas que pretendemos fazer, “coisas” que se tornarão ação, mas não agora, não já, não esta semana. Ex: Boletos de Contas que irão vencer no dia tal, e preciso ter em mãos rapidamente. Projeto de Reforma da casa que irei planejar em detalhes daqui a 3 meses. Outro projeto que pretenderei desenvolver nas próximas férias.

3.   Arquivo - Referência: É todo tipo de informação útil e coisas que poderão ser utilizadas como consulta, como referência mesmo, e que não virarão ação. Ex: Cartões de Visita, Apostilas de Cursos, Artigos Interessantes, Folder de serviços, Lista de Websites que tenham a ver com sua área de trabalho.

Se a resposta foi SIM, A TRALHA DEMANDA AÇÃO, avalie qual é a próxima ação:

1.   Demora menos de dois minutos? Faça! Muitas coisas que entulham nossa mesa seguirão seu rumo se formos rápidos e certeiros, tomando imediatamente as providências necessárias para “nos livrarmos delas”. Não precisa nem ser colocada em lista de tarefas, porque já daremos conta do recado em menos de 2 minutos!

2.   Não leva menos de dois minutos? ADIE registrando uma ação na sua lista de próximas ações, para trabalhar nela assim que puder, ou no calendário, para fazer num determinado momento. Delegue e acompanhe a execução da ação numa lista “em espera”, com itens que você aguarda resposta.

3.   Se a ação não é pontual, mas sim envolve um projeto, ou seja, é necessário seguir uma série de passos (ações) para alcançar o resultado desejado, então crie um plano de projeto para rever posteriormente.

A lógica deste fluxograma de trabalho foi especialmente criada para aplicarmos nas etapas 2-Esclarecer e 3-Organizar do GTD, onde fazemos exatamente isso: esclarecemos nossa caixa de entrada e colocamos cada coisa no lugar certo, dentro do nosso sistema organizado de arquivos.  

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Sobre Edeltraut Lüdtke: Musicista, Organizadora Profissional e Blogueira. Apaixonada por música, organização, design de interiores, gtd e internet, não exatamente nesta ordem. Autora do blog Transformando Espaços e colaboradora do blog Paixão por Organização. Blog: Transformando Espaços / Instagram @transformandoespacos



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