Você é Personal Organizer? Saiba como definir seus clientes

15 novembro 2015

Por Kalinka Carvalho

Você já deve ter ouvido falar em persona, público-alvo ou avatar, né? Todos esses nomes são usados para definir quem seria seu cliente ideal.

Se não definirmos nosso cliente ideal e focarmos nele não conseguiremos atingí-los, pois tentamos  “atirar para todos os lados e não acertaremos ninguém”. O segredo é foco e segmentação.

Se você já fez seu dever de casa construindo seu circulo de ouro, sua marca e seu plano de negócios canvas chegou a hora de descobrir quem é o seu cliente ideal. Mas Kalinka, eu ainda não atendi ninguém!! Sem problemas, imagine como seria o seu cliente ideal.

a) Qual o sexo do seu cliente? Feminino ou masculino?
b) Qual a idade do seu cliente? Crie uma faixa etária, e lembre-se sempre de segmentar o máximo possível.
c) Qual a renda do seu cliente?
d) Seu cliente tem filhos? Quantos? Qual idade?
e) Seu cliente trabalho? Ele estuda?
f) O que seu cliente faz? Ele viaja ou prefere ficar em casa?
g) Onde mora o seu cliente?
h) O que eles precisam de você? Quais serviços poderia oferecer?
i) O que ele costuma consumir? Quais são as marcas que ele usa?

Ex: recém-casados. Geralmente quem contrata esse tipo de serviço é a mulher. No meu exemplo o meu avatar se chamará Adriana ela está com 26 anos, é da classe média, não tem filhos ainda, trabalha como vendedora em uma loja de roupas e está terminando a faculdade de administração. Como acabou de casar e saiu em lua de mel e está morando em Moema.

Se escolheu a sua especialidade ficará mais fácil de identificar quem compraria seus serviços e responder a todos essas perguntas. E se está difícil respondê-las é porque ainda não está claro para você quem você quer atender.

Caso já tenha tido alguns clientes, responda as mesmas perguntas e identificará se existe algum padrão como exemplo: atendi só mulheres, ou só pessoas casadas, etc.

E porque saber tudo isso?  

Para saber como se comunicar com seus clientes. Sabendo quem são eles, ficará mais fácil construir conteúdos e criar seus serviços e pacotes.

♥ Como fazer:

1) Você pode definir quantas personas quiser, de 2 a 5 é um bom número (podem ser por exemplo por tipo de serviço que faz).

2) Escolha uma imagem fictícia que represente sua persona.

3) Responda as perguntas citadas e ainda tudo que puder sobre o seu cliente ideal.

4) Defina o que pode oferecer para satisfazer os desejos e dores do seu cliente.

Veja abaixo o mapa de empatia que pode te ajudar:


Fonte: Kalinka Carvalho



Então essas foram as dicas de hoje. Espero que tenha gostado e para saber dicas de organização e baixar listas e checklists gratuitos acesse o blog: www.kalinkacarvalho.com.br

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Sobre Kalinka Carvalho é consultora em organização, formada em Publicidade e Propaganda com MBA na área de Marketing. Trabalhou durante onze anos na área de eventos. É Conhecida por ser extremamente organizada, escreve para os blogs: Papo Universitário e Dicas Profissionais, Blog da Māe Coruja, Kalinka Carvalho.

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