Por Kalinka Carvalho
Você já deve ter ouvido falar em persona, público-alvo ou avatar, né? Todos esses nomes são usados para definir quem seria seu cliente ideal.
Você já deve ter ouvido falar em persona, público-alvo ou avatar, né? Todos esses nomes são usados para definir quem seria seu cliente ideal.
Se não
definirmos nosso cliente ideal e focarmos nele não conseguiremos atingí-los,
pois tentamos “atirar para todos os
lados e não acertaremos ninguém”. O segredo é foco e segmentação.
Se você já
fez seu dever de casa construindo seu circulo de ouro, sua marca
e seu plano de negócios canvas chegou a hora de descobrir quem é o seu
cliente ideal. Mas Kalinka, eu ainda não atendi ninguém!! Sem problemas, imagine
como seria o seu cliente ideal.
a) Qual o
sexo do seu cliente? Feminino ou masculino?
b) Qual a
idade do seu cliente? Crie uma faixa etária, e lembre-se sempre de segmentar o
máximo possível.
c) Qual a
renda do seu cliente?
d) Seu
cliente tem filhos? Quantos? Qual idade?
e) Seu
cliente trabalho? Ele estuda?
f) O que seu
cliente faz? Ele viaja ou prefere ficar em casa?
g) Onde mora
o seu cliente?
h) O que
eles precisam de você? Quais serviços poderia oferecer?
i) O que ele
costuma consumir? Quais são as marcas que ele usa?
Ex:
recém-casados. Geralmente quem contrata esse tipo de serviço é a mulher. No meu
exemplo o meu avatar se chamará
Adriana ela está com 26 anos, é da classe média, não tem filhos ainda, trabalha
como vendedora em uma loja de roupas e está terminando a faculdade de
administração. Como acabou de casar e saiu em lua de mel e está morando em
Moema.
Se escolheu
a sua especialidade ficará mais fácil de identificar quem compraria seus
serviços e responder a todos essas perguntas. E se está difícil respondê-las é porque ainda não está claro para você quem você quer atender.
Caso já
tenha tido alguns clientes, responda as mesmas perguntas e identificará se
existe algum padrão como exemplo: atendi só mulheres, ou só pessoas casadas,
etc.
E porque
saber tudo isso?
Para saber como se comunicar com seus clientes. Sabendo quem são eles, ficará mais fácil construir conteúdos e criar seus serviços e pacotes.
Para saber como se comunicar com seus clientes. Sabendo quem são eles, ficará mais fácil construir conteúdos e criar seus serviços e pacotes.
♥ Como fazer:
1) Você pode
definir quantas personas quiser, de 2 a 5 é um bom número (podem ser por
exemplo por tipo de serviço que faz).
2) Escolha
uma imagem fictícia que represente sua persona.
3) Responda
as perguntas citadas e ainda tudo que puder sobre o seu cliente ideal.
4) Defina o
que pode oferecer para satisfazer os desejos e dores do seu cliente.
Veja abaixo
o mapa de empatia que pode te ajudar:
Fonte:
Kalinka Carvalho
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