Por Edeltraut Ludtke
A reflexão na metodologia GTD me deixa incrivelmente entusiasmada! Colocar ela em prática mais ainda, é uma consequência direta! Reler o livro e perceber que cada vez que tornamos realidade os conceitos, fazemos novas descobertas e conexões é apaixonante demais!!!
A reflexão na metodologia GTD me deixa incrivelmente entusiasmada! Colocar ela em prática mais ainda, é uma consequência direta! Reler o livro e perceber que cada vez que tornamos realidade os conceitos, fazemos novas descobertas e conexões é apaixonante demais!!!
GTD é um método de produtividade, mas ouso acrescentar que tem muito a ver com um projeto de vida permanente. Uma das premissas mais importantes, antes de fazer o trabalho que tem de ser feito é defini-lo, apesar de termos de fazê-lo também à medida que aparece, e contar com os imprevistos. Tudo começa com planejamento, e esta definição de trabalho é bem isso.
David Allen (que amarra tudo perfeitamente) sugere o modelo de seis níveis para revisar o trabalho, e faz uma analogia a um edifício, onde "Você irá notar diferentes panoramas de diferentes andares". Assim se estabelecem o solo e os horizontes, que você irá visualizar, cada vez que subir num andar mais alto.
♥ Solo: próximas ações.
Atividades para você se engajar no nível mais físico e visível.
♥ Horizonte 1: projetos
Resultados a curto prazo que você quer atingir.
♥ Horizonte 2: áreas de foco e responsabilidade
Suas funções, interesses e responsabilidades. As áreas da vida que apresentam resultados que você quer alcançar e manter (relacionamentos, saúde, desenvolvimento pessoal, espiritual, etc) bem como as áreas do trabalho, de acordo com as diferentes áreas de atuação.
♥ Horizonte 3: metas e objetivos
Resultados que você deseja alcançar a médio prazo (até 2 anos). O objetivo é o que você deseja alcançar enquanto que a meta mensura o tempo, e delimita um prazo para que o objetivo tenha sido atingido.
♥ Horizonte 4: visão
Resultados que você deseja alcançar a longo prazo (3 a 5 anos). De uma forma bem genérica, é a resposta que precisamos construir para perguntas do tipo ”Para onde queremos ir? Onde queremos estar? Fazendo o que? Com quem?”.
♥ Horizonte 5: propósitos e princípios
É o olhar do panorama geral. São os valores que norteiam sua vida, suas escolhas e decisões. A razão de ser do seu trabalho e da sua vida. Os horizontes anteriores estão conectados com este aqui, a essência, objetivo macro, sua missão de vida. Por isso que passei a considerar o GTD o projeto de vida mais perfeito que existe, pois tudo está interligado. É o modelo de planejamento em ação ideal!
Há sempre quem olhe para essa analogia e diga: "mas é muito difícil definir esse lance de metas!". As coisas são mais simples e descomplicadas quando começamos a colocar o GTD em prática, e vamos evoluindo à medida que persistimos na implementação. Não é assim com tudo na vida? Com o aprender a falar um idioma diferente, tocar um instrumento musical, familializar-se com câmeras se você grava vídeos ou com o falar em público quando se torna um palestrante. É também com o GTD, pode acreditar. Viaje pela vida sabendo para onde deseja chegar, mesmo que depois decida pegar outro caminho. Como escreve Allen: "No dia a dia, você nunca tem tempo para pensar. Você precisa já ter pensado.”.
-----------------------------------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------------------------------
Sobre Edeltraut Lüdtke: Musicista, Organizadora Profissional e Blogueira. Apaixonada por música, organização, design de interiores, GTD e internet, não exatamente nesta ordem. Autora do blog Transformando Espaços e colaboradora do blog Paixão por Organização. Blog: Transformando Espaços / Instagram @transformandoespacos