Por Aninha de Oliveira
Olá!
Muitas leitoras estão ansiosas pra entender e começar a praticar o sistema FlyLady.
Vou ser sincera, praticar é bem mais fácil que entender, mas sem praticar o entendimento é bem mais difícil. Mas calma não quero desanimar ninguém, muito pelo contrário, quero começar explicando que vou dar um panorama bem amplo de 'quase' tudo que o sistema alcança, mas que ele só funciona se você iniciar seus passinhos, um de cada vez, como dizemos no FlyLady, com passinhos de bebê.
Todo bebê começa engatinhando, dá um passinho cai, levanta começa de novo, dá dois passinhos cai, levanta, dá três passinhos, se apoia pra não cair, se concentra e continua, em pouco tempo esse bebê está correndo pela casa todo serelepe.
E nós? Também!
As mais organizadas vão identificar que já executam muitas das coisas propostas no método, talvez de uma outra maneira, mas o próprio FlyLady só funciona perfeitamente se você adaptá-lo à sua realidade, porque nem todo mundo tem filhos, nem todo mundo fica em casa o dia inteiro, nem todo mundo estuda, nem todo mundo tem sala de jantar ou banheiro no quarto, nem todas tem as noites livres ou finais de semana livres para renovar o espírito. Pois bem, as mais organizadas certamente acharão dicas que lhe servirão, as que estão perdidas no meio do caos, como eu estava, verão a luz no fim do túnel, ou no fim da pilha de louça suja!
Importante dizer que o método foi criado por uma americana, chamada Marla, por quem tenho imensa gratidão por ter repassado o método de forma tão desprendida e permitido que ele chegue as mais diversas mulheres, independente de qualquer coisa. Sou grata também pela sua perseverança, que mesmo após décadas, ela continua se dedicando à causa, ministrando palestras, fazendo turnês pelo seu país, respondendo e-mails e dedicando um tiquinho do seu tempo pra dar atenção e carinho à mulheres como eu que enxergaram nela um novo modo de olhar pra si mesmas e pro modo como cuidamos de nossas casas. Em tempo, FLY é uma sigla para Finally Loving Yourself – Finalmente Se Amando – lindo né?
- Pois bem, como funciona o método?
Vamos dizer que é uma caminhada e a cada passo aprendemos uma pequena tarefa para praticar no nosso dia a dia até se tornarem hábitos.
Essas tarefas se dividirão em rotinas (rotina matinal, vespertina, noturna, semanal, mensal). Ou seja conforme você vai praticando micro tarefas diariamente, vai organizando-as de forma que formem um conjunto maior que organiza não somente a cozinha, não somente a manhã ou noite, mas organiza sua semana, seu mês, sua vida.
Isso é tão importante porque se em um ou dois dias você não conseguir executar suas tarefas, por algum imprevisto, você saberá por onde recomeçar ou quais são suas prioridades e dificilmente perderá algo importante porque terá uma agenda organizada e o hábito de alimentá-la e consultá-la diariamente (sim, agenda é um dos passinhos =D ).
Veja abaixo, após alguns passos você começará a definir rotinas, como por exemplo, rotina matinal, formada por pequenas tarefas que você repetirá todo dia, em poucos minutos.
Aos poucos, você terá rotinas definidas para cada período do dia. Lembrando que são tarefas básicas para serem repetidas diariamente.
Chegará um momento que você começará a programar a semana, focando em cada um tipo de atividade, por exemplo na quarta verifica suas pendências, o que pode ser resolvido através de ligações e e-mails deve ser resolvido logo nesse dia, o que necessitar de saídas, como banco, mercado, farmácia, compra de presentes para alguma festa no fim de semana, ficará para o dia seguinte onde você já terá a lista do que deve comprar ou pagar e um roteiro traçado para otimizar seu tempo de rua. Esse será nosso Plano Semanal. Prático não? Me pergunto porque nunca pensei nisso!
Por fim, seu dia, seguindo o método, será composto por essas rotinas, mais o hábito do mês, que sempre reforça algum babystep. Em novembro, por exemplo, estamos reforçando o hábito de prepar um cardápio semanal para agiliar o preparo das refeições, já que esse instrumento possibilita a compra antecipada dos ingredientes necessários na quantidade certa para evitar disperdícios e ainda economiza tempo dentro do mercado, pois você compra exatamente o que precisará!
E faxina? A grande sacada do método é não ficar se matando de limpar a casa diariamente até terminar o dia exausta. No método dividimos a casa em ZONAS. Cada zona compreende um, dois ou mais cômodos, o ideal é que você faça sua própria divisão.
Em cada semana limpamos uma dessas zonas, um pouquinho por dia, de segunda à sexta. Por exemplo, na segunda semana do mês faremos missões de limpeza na Zona 2 da casa, que é a cozinha. Cada mês é enviado por e-mail as missões diárias, para as pessoas cadastradas no site (em inglês), mas nada impede que você crie suas próprias missões ao verificar às áreas mais “necessitadas” da sua cozinha.
Então, por exemplo, na segunda ela manda uma missão para limpar a luminária, na terça limpar os balcões, na quarta limpar a geladeira, na quinta limpar as portas dos armários, na sexta limpar detalhadamente a torneira. São em sua maioria tarefas pequenas para serem executadas em 15 minutos (aliás você aprenderá que pode fazer muita coisa em 15 minutos), mas que farão uma diferença enorme para manter sua cozinha limpa. Haverá um babystep que detalha esse esquema de zonas, tenham calma.
Então, preparadas para dar o primeiro passo em direção à uma casa mais organizada? No próximo post começarei a explicar cada um desses passinhos e me alegrarei com a companhia de vocês na minha caminhada!
-----------------------------------------------------------------------------------------
Sobre Aninha de Oliveira: é Designer, autora do blog CasaFly e do instagram flylady_aninhadoliveira, acredita na “corrente do bem” e no lema “passe adiante”, por isso adora aprender coisas novas e compartilhar com outras pessoas. Blog: casafly.blogspot.com.br/e-mail: anacarolina28nov@gmail.com
Sou uma Fly baby. Artigo muito esclarecedor.
ResponderExcluirBem explicado. Imensa gratidão Aninha.
Eu que sou grata pela companhia e incentivo. Bjs
ExcluirSou uma Fly baby. Artigo muito esclarecedor.
ResponderExcluirBem explicado. Imensa gratidão Aninha.
Sou Flababy com orgulho. Gratidão eterna a Aninha com quem aprendi o
ResponderExcluirMétodo! Parabéns Aninha. Vc conseguiu resumir o método mto bem! Amei as novas figurinhas com certeza irei imprimir! Bjs.
Obriaga, muito feliz de ter pessoas como você na minha caminhada!
ExcluirQue bom que gostaram do post! A Aninha é 10 mesmo!!
ResponderExcluirAmei, foi a única explicação que entendi de verdade. ;)
ResponderExcluir