A importância da auto-priorização para administração consciente do tempo

20 novembro 2015


Atualmente você está satisfeito com as suas escolhas e com o uso que tem dado ao seu tempo?

Se respondeu sim a esta pergunta, parabéns.

Se respondeu não, parabéns !!

Se respondeu não sei, parabéns!!

Sim, parabéns a você por ter encontrado a resposta, ainda que não tenha clareza sobre ela na sua totalidade. 

Essa pergunta na verdade é uma provocação! (risos...)

Provocação para você nesse momento refletir sobre o uso do seu tempo.

Muitas vezes usamos o nosso bem mais precioso: o tempo, para atender à circunstâncias que nem sempre representam a nossa vontade, ou por algo que estamos “fazendo empurrados” porque...

Quando agimos dessa forma colocamos o nosso foco no outro. E hoje vim aqui exatamente propor o contrário: Foque em você!

Sei que é difícil fazer isso quando temos vários papéis a desempenhar nas relações com o outro, mas é fundamental. Sabe por que?

Quando nos dispomos totalmente ao outro a chance de nos frustrarmos é enorme pois anulamos o que queremos e quem somos; quando nos dispomos totalmente a nós mesmos a chance de ter dificuldades com o outro cresce absurdamente pois precisamos do outro, o homem é um bicho social e sentimental também.

O segredo aqui é equilibrar entre a postura agressivo, passiva e assertiva, como no vídeo abaixo em que as diferencia de forma simples e lúdica:

Considerando as relações, situações e sentimentos envolvidos só você poderá escolhar qual das três posturas adotar, tendo em mente as consequências delas para si e para o outro.

A questão é que ao nos priorizarmos, geralmente acreditamos sermos egoístas. E não é isso! Apenas estamos sendo assertivos e priorizando o que é melhor para gente naquela situação!

Quantas vezes não deixamos de fazer o que queremos para atender a alguém e ficamos chateados conosco e com a pessoa? Pasme: ela não sabia da sua vontade inicial, você não disse, apenas a colocou no bolso e foi...

Percebe que o outro quando não sabe o que você quer não deve ser responsabilizado e quando sabe também não! Afinal foi Você quem cedeu a um desejo seu, mesmo com insistência, a possibilidade de dizer não existiu em algum momento e você não a usou. Ora bolas!

♥ Priorizar-se é atentar ao que queremos, expressar, negociar e se for o caso negar. Claro que há variáveis a serem analisadas, nas vezes em que abrimos mãos dos nossos desejos em prol do bem do outro numa situação especial é abnegação; Recurso que deve ser bem utilizado para não se tornar auto anulação ;)

Como costumo dizer é difícil, complicado, e extremamente válido focar na pessoa mais importante da sua vida: Você.
Se não for você a fazer isso, quem vai?
Posso te ajudar?
Faça contato ;)

---------------------------------------------------------------------------------------
Sobre Joana D’arc Souza: Coach de Organização Pessoal & Consultora  em Organização de Tempo. Atendimento individual via Skype e presencial na cidade do Rio de Janeiro. Ministra palestras e Workshops nessa tema. Autora do blog Organize Seu Tempo e da page Organize-se. Escreve para o Paixão Por Organização e o blog da Kalinka Carvalho. www.organizeseutempo.com / https://www.facebook.com/organizeseutempo/

Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

0 comentários :

Postar um comentário

Comente, tire suas dúvidas, mande sugestões!




Receba as atualizações do blog direto em seu email! Cadastre-se gratuitamente:

Siga @aubedouce no Instagram

Topo