O mapa mental foi criado na década de 70 pelo inglês Tony Buzan. Ele percebeu que se escrevermos de forma não linear palavras-chave, coloridas e com desenhos o nosso cérebro tem muito mais facilidade de absorver e gravar as informações.
Hoje em dia a nossa vida é muito corrida, passamos muitas horas no trânsito, no trabalho e nas funções diárias em geral. Mesmo assim queremos (e somos cobrados) ser perfeitos em todos os papéis: mãe (pai), profissional, filho, esposa (marido),... Ainda temos que cuidar da saúde, do corpo, da beleza,.....
Mas como fazer tudo isso?
OTIMIZANDO E ORGANIZANDO NOSSAS AÇÕES!
Os mapas mentais podem te ajudar em todas as áreas do sua vida, mas hoje vou mostrar ele como uma ferramenta de PRODUTIVIDADE, que vai te ajudar a organizar o seu dia a dia, sua agenda e os seus compromissos.
Hoje vou fazer como exemplo o mapa mental da sexta feira.
1) Para começar, você vai precisar de canetinhas coloridas, papel em branco e criatividade:
2) Coloque o Tema principal no centro do papel. Nesse caso, a sexta-feira:
3) Agora faça ramificações com as palavras-chave, nesse caso, os assuntos principais do seu dia, em cores diferentes e se quiser, com desenhos:
4) Agora você vai começar a desmembrar e organizar cada assunto:
5) Quando colocamos todos os compromissos, temos uma visão clara e geral. Nesse caso, eu vi que se vou ter uma reunião às 8:00 no trabalho, mas vou me atrasar se deixar as crianças as 7:30 na escola. Vou almoçar com meu chefe, então não vou conseguir ir ao banco pagar as contas na hora do almoço. Para piorar, vou atender um cliente as 15:30, e não vou conseguir pegar as crianças as 16:30 por causa do trânsito.
Visto esses desencontros de horário, vou reorganizar e otimizar o meu dia:
TUDO RESOLVIDO!
-----------------------------------------------------------------------------------------
Sobre Joyce kreimer: Formada em administração de empresas, atua na área de assessoria em organização e qualidade de vida.
Escreve no blog "paixão por organização" e em seu próprio blog "joyce Kreimer".Facebook: facebook.com/joyce.kreimer
Instagram: Joycekreimer
Blog: Joycekreimer.com.br
E-mail: joycekreimer@hotmail.com