PARE de falar mal da ROTINA!

16 janeiro 2016

Por Joana D'arc Souza



Licença poética a parte, esse é o titulo de uma peça da Elisa Lucina e de uma poesia também, confesso não saber a ordem dos fatos, o importante aqui é: a rotina é bela e necessária quer ver?

"Parem de falar mal da rotina
parem com essa sina anunciada
de que tudo vai mal porque se repete.
Mentira. Bi-mentira: 
não vai mal porque repete.
Parece, mas não repete
não pode repetir
É impossível!
O ser é outro
o dia é outro
a hora é outra
e ninguém é tão exato.
Nem filme.
Pensando firme
nunca ouvi ninguém falar mal de determinadas rotinas:
chuva dia azul crepúsculo primavera lua cheia céu estrelado barulho do mar
O que que há?
Parem de falar mal da rotina"



Pois bem, agora que vimos a beleza dela, falemos sobre a importância da rotina:

Ela permite fazer as tarefas no “piloto automático”, sem pensar e isso economiza tempo e traz qualidade de vida, vejamos: liste aí as 5 primeiras coisas que faz pela manhã. 

Aposto que quem convive intimamente sabe disso e das particularidades: há quem acorde de mau humor e só melhore depois do café, portanto assuntos delicados devem ser evitados nesse primeiro momento. Percebe o quanto a rotina nos ajuda? Inclusive na convivência, a respeitar o espaço do outro e a delimitar o nosso. Isso é fundamental para a produtividade e qualidade de vida.


Entendemos que a rotina é bela e útil além de organizadora. Por isso esse é o primeiro post de uma série sobre ela. Tratarei ao longo do ano de 3 temas:

  1. Rotina doméstica - fevereiro, março e abril.
  2. e 3. Rotina de trabalho e estudo - maio, junho e julho.

Começarei com a doméstica porque o nosso lar é o santuário da convivência, também pelo fato de que parte do tempo de estudo e trabalho acontece em casa portanto é a base: estar com o ambiente organizado e limpo facilita todo o resto.Falaremos sobre limpeza, lista de compras, cardápio e etc.

Rotina de trabalho e estudo: são temas próximos, porém diferentes, mas que podem ser tratados juntos, afinal quem organiza bem o estudo também o fará com o trabalho e vice-versa, as diferenças acontecem basicamente nos objetivos e hierarquia. De resto é semelhante e é sobre como estabelecer, horário, local, ordem de execução, etc...

Espero você em fevereiro :D

Até lá  te vejo no www.organizeseutempo.com

**OBSERVAÇÃO-Joana assumiu novos projetos e quem estará escrevendo sobre Produtividade e Gestão do Tempo a partir de agora é nossa colunista Priscilla Caminha.

------------------------------------------------------------------------------------------------
Sobre Joana D’arc Souza: Coach de Organização Pessoal & Consultora  em Organização de Tempo. Atendimento individual via Skype e presencial na cidade do Rio de Janeiro. Ministra palestras e Workshops nessa tema. Autora do blog Organize Seu Tempo e da page Organize-se. Escreve para o Paixão Por Organização e o blog da Kalinka Carvalho. www.organizeseutempo.com / https://www.facebook.com/organizeseutempo/



Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+



Receba as atualizações do blog direto em seu email! Cadastre-se gratuitamente:

Siga @aubedouce no Instagram

Topo